Home - Últimas - Presidente da CM de Manteigas elogia resposta da organização, mas lamenta morte de atleta no Estrela Grande Trail

Presidente da CM de Manteigas elogia resposta da organização, mas lamenta morte de atleta no Estrela Grande Trail

Flávio Massano destaca actuação dos meios de socorro e justifica decisão de interromper provas devido à neve, vento e nevoeiro na zona da Torre. Participaram mais de 1700 atletas no evento que assinalava os 10 anos da prova.

As provas principais do Estrela Grande Trail (EGT) de 2025 foram canceladas no sábado, 10 de Maio, devido ao agravamento súbito das condições meteorológicas na zona mais elevada da Serra da Estrela. A decisão foi tomada após o aparecimento de neve, vento forte e nevoeiro cerrado junto à Torre, coincidindo com o momento em que muitos dos atletas se encontravam naquela zona. No mesmo dia, um atleta sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante a prova e acabou por falecer, apesar da rápida mobilização de socorro.

O cancelamento das provas de 50 e 105 quilómetros foi decidido “numa janela de tempo curtíssima”, justificou o presidente da câmara de Manteigas, Flávio Massano, que realçou a prioridade dada à segurança dos participantes. Segundo o autarca, que publicou um longo balanço do evento nas redes sociais, os meios de socorro demoraram “pouco mais de 20 minutos” a chegar junto do atleta em paragem cardiorrespiratória, que se encontrava “perto dos 2000 metros de altitude, com neve e nevoeiro pelo meio”.

Apesar da assistência no local e da intervenção de equipas médicas, o atleta “acabou por falecer a fazer aquilo que mais gostava de fazer com o seu grupo de amigos: correr os mais belos trilhos de Portugal”, escreveu Massano, que deixou uma mensagem de solidariedade à família e aos amigos. O nome do atleta não foi divulgado pelas entidades envolvidas.

A edição deste ano do EGT, que assinalava o 10.º aniversário da prova, tinha um número recorde de participantes: mais de 1700 inscritos, após a confirmação de que o evento acolheria os campeonatos nacionais de trail e de montanha, numa parceria com a Associação de Trail Running de Portugal e com a Federação Portuguesa de Atletismo.

Segundo o presidente da câmara, organizar uma prova na Serra da Estrela implica riscos acrescidos: “A Serra da Estrela é a maior e mais complexa montanha de Portugal, capaz de fenómenos meteorológicos extremos e repentinos, e com uma orografia única. Ninguém conhece suficientemente bem a Estrela para a poder superar nos dias em que ela resolve ser tudo aquilo que uma montanha pode e deve ser: desafiante e perigosa.”

Após o cancelamento, a organização concentrou-se na evacuação segura de cerca de 700 atletas que ainda permaneciam nas provas longas. A maioria foi rapidamente recolhida e transportada para Manteigas. Apesar dos alertas, alguns atletas continuaram em prova por não terem sido informados do cancelamento a tempo, tendo cruzado a meta já depois da suspensão oficial. “A todos os que, por algum motivo, não foram avisados […] apenas podemos pedir desculpa pelo sucedido e apelar à vossa compreensão”, declarou Massano.

A componente festiva do evento foi igualmente cancelada após a confirmação do óbito, embora ainda se tenha realizado um curto momento musical no sábado. Os restantes segmentos do evento decorreram com normalidade nos restantes dias, contribuindo, segundo o autarca, para “uma dinâmica nunca antes vista” em Manteigas.

Apesar da tragédia, o presidente da câmara sublinhou a “capacidade e preparação” da organização, da Estrela Outdoor Events, bem como a articulação eficaz com GNR, INEM, Protecção Civil e bombeiros. “Todas as falhas contribuíram para o processo de crescimento que temos vindo a trilhar ao longo dos últimos 10 anos”, concluiu, lançando o convite para a edição de 2026, onde prometeu participar no Estrela Taurus 33K.

LEIA TAMBÉM

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …