A Polícia Judiciária deteve esta manhã um homem de 44 anos, suspeito de vários crimes de furto e roubo cometidos em 2023, incluindo um assalto com arma de fogo a um posto de combustíveis em Seia e um roubo na Lousã, após o qual foi localizado em Vila Nova de Poiares. O detido, que já cumpria uma pena de 20 anos por homicídio e outros crimes violentos, foi interceptado no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, quando se preparava para sair em liberdade condicional.
Atendendo ao grau de perigosidade do suspeito e à iminência da sua restituição à liberdade, a Polícia Judiciária procedeu à sua detenção no momento em que este se preparava para abandonar a prisão.
Na sequência de uma saída precária concedida em Outubro de 2023, o homem optou por não regressar à cadeia, dedicando-se à prática de vários crimes de furto e roubo em diversas localidades das regiões Centro, Interior e Norte do país. Para o efeito, utilizou uma viatura furtada em Almeirim e duas espingardas caçadeiras subtraídas de uma espingardaria em Bragança.
No dia 9 de Novembro de 2023, o suspeito assaltou o supermercado Minipreço da Lousã, sendo posteriormente detectado por uma patrulha da Guarda Nacional Republicana (GNR) na zona de Vila Nova de Poiares. Apercebendo-se de que estava a ser seguido, encetou uma fuga durante cerca de cinco quilómetros, que apenas terminou quando a viatura que conduzia se despistou, embateu num muro e capotou. O homem foi imobilizado por elementos da patrulha da GNR e detido por uma equipa da Polícia Judiciária que já se encontrava no terreno.
No decurso da investigação, foram apreendidos elementos probatórios que permitiram associá-lo a outros crimes, nomeadamente um roubo com arma de fogo ao posto de abastecimento de combustíveis “Alves Bandeira”, em Seia, e uma tentativa de assalto à dependência do Banco Santander em Cernache do Bonjardim, igualmente com recurso a uma arma de fogo.
Após a detenção em Novembro, o homem regressou à prisão para cumprir o remanescente da pena. Entretanto, a Polícia Judiciária concluiu as investigações e remeteu o inquérito ao Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra, que emitiu um mandado de detenção, cumprido de imediato.
Presente às autoridades judiciárias para interrogatório, foi-lhe aplicada a medida de coacção de prisão preventiva.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
