Aumento da temperatura e do perigo de fogo obriga a restrições no Norte, Centro e Algarve. IPMA prevê valores próximos dos 40 graus.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou esta quinta-feira que está proibido realizar queimadas extensivas e utilizar motorroçadoras nos próximos dias, devido ao agravamento do risco de incêndio rural, sobretudo nas regiões do Norte, Centro e Algarve.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio. Vários outros concelhos do interior norte e centro e do Algarve apresentam risco muito elevado. Nas restantes regiões do continente, o perigo é elevado.
O IPMA estima que o risco de incêndio aumente ao longo dos próximos dias e se mantenha elevado pelo menos até ao final da próxima semana. Em algumas zonas do país, as temperaturas poderão atingir os 40 graus celsius.
Perante este cenário, a ANEPC reforça que, em dias de risco muito elevado ou máximo, está interdito realizar queimadas de amontoados, usar fogo para confecção de alimentos em espaços rurais (com exceção das áreas autorizadas), proceder a fumigações em apiários sem dispositivos de retenção de faúlhas e operar com corta-matos e destroçadores.
Para reduzir os efeitos do calor extremo, a autoridade aconselha a ingestão diária de pelo menos 1,5 litros de água, a aplicação de protector solar com factor superior a 30 de duas em duas horas, o uso de chapéu e roupas claras e leves, bem como a preferência por refeições frescas. A ANEPC sublinha ainda a importância de redobrar os cuidados com pessoas mais vulneráveis, como crianças, idosos e doentes crónicos.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
