Já antes falámos neste tipo de expediente. O PS usa e abusa da inclusão de membros seus em várias, vamos chamar-lhes, plataformas giratórias de cobertura política e partidária a pretexto das suas maiorias nas Autarquias Municipais em Oliveira do Hospital (e não só).
Se atentarmos bem nessa hegemonia contaminadora da política local, veremos que são vários os membros da restrita direcção concelhia do PS em Oliveira do Hospital que têm ocupado vários cargos de confiança e nomeação políticas para trabalharem na Autarquia ao serviço e a mando dessas maiorias partidárias.
Assim se gerou uma situação paradigmática também ela já por aqui assinalada. De facto, o líder local do PS em Oliveira do Hospital tem sido assessor directo do Presidente da Câmara por confiança política e partidária deste, enquanto que, por sua vez, o Presidente (PS) da Câmara tem tido a confiança política e partidária do líder local do PS. E se assim não fosse, o Presidente (PS) não teria sido recandidato à Câmara pelo PS nestas últimas eleições de 12 de Outubro. Quer isto dizer que confiança política e partidária com confiança política e partidária se paga, isto em sentido figurado que as remunerações de ambos, e dos «outros», provêm do Orçamento Municipal…
E também concordo com quem já disse que ainda vai acabar mal, desde logo para o Município, esta «confusão» entre o aparelho da Câmara e o aparelho do PS em Oliveira do Hospital.
E a «confusão» também prossegue em outros cargos e funções, em funcionários ao serviço da Autarquia, que dependem de confiança, quando não de nomeação, política e partidária por parte dos «chefes» locais do PS que mandam na Autarquia Municipal e suas «associações satélite». Ora, mais do que «confusão» já é autêntica promiscuidade…
Diz-me para onde vais, dir-te-ei quem para lá te envia…
E agora nestas eleições, houve mudança quanto a pelo menos dois próximos-futuros vereadores PS a tempo inteiro na Câmara Municipal. Os dois anteriores vereadores, uma vereadora e um vereador, não foram candidatos e por isso não foram eleitos a 12 de Outubro. Então e agora? Será que a fidelidade ao PS não lhes vai ser recompensada? E já se ouve falar em algumas hipóteses. Aguardemos para confirmar…
Enfim, não estamos a falar em ilegalidades flagrantes, mas tão só nas tais plataformas giratórias para os servidores partidários do PS. Não são exemplos de ética, do ponto de vista democrático.
Entretanto, é por essas e por outras do género que certas forças políticas e partidárias crescem a ponto de ameaçar a própria Democracia.
E, assim, o sistema também produz os seus próprios genes infecto-contagiosos e pandémicos. É preciso acudir à Democracia!
Guterres, Guterres, que é feito de ti? Que é feito da ONU?
Noutro plano, muito para além do concelhio, assistimos ao espectáculo de manipulação ideológica e prática, em que um tal Donald Trump se exibe.
Este assumido «senhor da guerra» lança achas para a fogueira das guerras, da qual, depois, pretende aparecer como esforçado «bombeiro».
E abusa e abusa de nós como pretenso «senhor das nossas vidas»!
Só como mais um desgraçado exemplo, assinale-se esta sua incrível imposição em vender armas norte-americanas para a Ucrânia…e apresentar a respectiva factura para a União Europeia pagar! Como é possível?
No contexto, é igualmente revoltante vermos e ouvirmos o seráfico ocupante do cargo de ministro da Defesa de Portugal vir, dócil e pressuroso, anunciar que o nosso País vai pagar já 50 milhões de euros de uma dessas facturas «trumpeanas». Isto para já…
São 50 milhões de euros a juntar a milhares de milhões do Orçamento do Estado para armas e guerras, ainda por cima para guerras dos outros e a milhares de quilómetros de distância. Uma barbaridade assassina!
Porém, a ONU apenas estrebucha numas posições sem grandes consequências tendo em conta a «Carta das Nações Unidas».
E por onde anda Guterres, o Secretário-Geral desta ONU?? É que os principais beligerantes, os principais «senhores das guerras», agem impunemente e mandam matar e estropiar centenas de milhar de seres humanos a cada ano que passa! E um dia destes, para suprema ignomínia, ainda vão ser condecorados pelos seus feitos em prol da Paz…
Loucos são estes tempos! Não fiquemos loucos também nós!
Autor: Carlos Martelo
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc

