Home - Últimas - PSD de Santa Comba Dão lamenta encerramento da empresa FAVIR

PSD de Santa Comba Dão lamenta encerramento da empresa FAVIR

Sociais democratas acusam CM de Santa Comba Dão de não ter estratégia para manter e fixar empresas no concelho.

O PSD de Santa Comba Dão lamentou o encerramento da fábrica FAVIR, uma empresa funda da em 1961 e que chegou a ser uma estrutura importante a nível internacional na produção de Esfregões desengordurantes com sabão impregnado, de lã d´aço, de palha d´aço, de esfregões galvanizados, aço inoxidável e aço níquel. A empresa deixou 32 funcionários desempregados.

“Foi com um misto de tristeza e preocupação que assistimos ao encerramento de mais uma empresa no nosso concelho, neste caso, a FAVIR. Fundada em 1961, a FAVIR não era só uma empresa do nosso concelho. Era, igualmente, uma marca identitária de Santa Comba Dão, nacional e internacionalmente. Uma empresa de cariz familiar da família Moura, que conseguiu ao longo destes 62 anos de existência transmitir esse conceito a todos os trabalhadores que por ela passaram, alguns mais de 40 anos, o que é absolutamente notável”, referem os sociais democratas em comunicado.

“A FAVIR era uma família e será sempre reconhecida por isso. Era também singular na sua especificidade empresarial, o que também a diferenciava no tecido industrial local, regional e nacional o que tanto nos orgulhava”, continuam, acusando o actual executivo municipal de não ter ajudado a encontrar soluções para a empresa. E aproveitam para lembrar que, no concelho, recentemente também a empresa CIFIAL encerrou portas.

“A incompetência, a incapacidade e falta de leitura correcta de prioridades que o poder executivo municipal teve nestes processos com vista a ser um parceiro activo na procura de soluções, não se coaduna com a responsabilidade que quem os exerce deve ter. Mas depois de factos consumados sem essa obrigatória presença, que se faça, finalmente, o apoio e acompanhamento específico a estes 32 trabalhadores que ficam desempregados, quase todos mulheres, acompanhamento esse que também apelamos a que se fizesse na CIFIAL e não se concretizou”, acusam, frisando que os concelhos limítrofes estão a crescer industrialmente, e Santa Comba Dão continua a “definhar”, por culpa, acrescentam, de uma autarquia “que não tem uma estratégia capaz e assertiva” para atrair e fixar novas empresas.

LEIA TAMBÉM

frio

IPMA prevê trégua na chuva e descida das temperaturas na próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição significativa da precipitação …

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …