O PSD de Santa Comba Dão congratulou-se com o regresso do helicóptero da Protecção Civil ao heliporto da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão (AHBVSCD), mas alerta que é preciso fazer regressar àquela base o helicóptero do INEM e a VMER a ele associada. “Para esta Comissão Política de Secção é imperativo fazer regressar o equipamento estratégico que tantas vidas salvou no concelho e na região”, refere em comunicado.
Os sociais-democratas acusam ainda as entidades responsáveis pela demora em recolocar o meio aéreo destinado ao combate incêndios àquela base. O concelho foi privado deste equipamento durante largos meses devido à inércia, incompetência e desleixo por parte das entidades que deveriam ter zelado pela sua permanência na base. Entende esta Comissão Política que, mais do que propagandear anúncios, é necessário agir, aguardando com espectativa desenvolvimentos relativamente ao INEM”, explica a nota, recordando que o equipamento saiu de Santa Comba Dão Passados há quatro “longos anos” e que, com governo e município socialistas desde 2015, o concelho nada ganhou.
“Trata-se, no nosso entender, de uma situação inaceitável que prejudica os santacombadenses a todos os níveis e, na saúde, em particular. Torna-se, assim, preciso inverter este estado de coisas sendo que, o PSD de Santa Comba Dão estará sempre disponível para colaborar com as entidades competentes para reverter esta situação e contribuir para o desbloquear da situação do INEM”, concluiu a nota.
O helicóptero da Protecção Civil, por seu lado, regressou no início de Maio a Santa Comba Dão e volta a operar a partir do heliporto da AHBVSCD que sofreu obras de requalificação, numa empreitada financiada pelo Município no quadro de um contrato-programa estabelecido com a AHBVSCD.
A aeronave, recorde-se, havia sido deslocada, provisoriamente, para o aeródromo de Viseu durante o período em que decorreram as obras de requalificação, requeridas no âmbito da vistoria para renovação da autorização do heliporto em operações de Protecção Civil (em condições de VFR diurnas), bem como em contexto de Dispositivo de Combate aos Incêndios Rurais da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
