O site búlgaro Taste Atlas (Atlas do Sabor) publicou um “ranking” dos 100 melhores queijos do mundo. A Itália domina e o queijo Serra da Estrela surge no oitavo lugar precedido por seis queijos italianos e pelo mexicano Oaxaca Cheese. A França, o maior consumidor mundial deste produto, tem vários dispersos queijos ao longo da lista, mas nenhum entre os dez melhores. A rádio francesa Europe 1 dá conta que o resultado levou os internautas franceses a reagir e a acusarem que “quem votou para se chegar a esta lista não gosta de queijo”. Portugal, diga-se. surge representado também pelo queijo de Azeitão, em 43º lugar.
Qual é o melhor queijo do mundo? Esta é a pergunta que o site búlgaro Taste Atlas fez aos internautas de todo o mundo estabelecendo um “ranking” dos 100 melhores queijos do mundo. E o resultado é surpreendente para os franceses que vêem o seu primeiro queijo na 13ª posição, com o reblochon que guarda um pouco de honra, precedido em particular por um queijo polaco chamado Bundz. O Camembert, por exemplo, surge num modesto 91º lugar e o Roquefort em 173º. A França continua, contudo, a ser a número um na área do consumo. Comem nada menos que 23 quilos em média por habitante.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc

