A localidade de Quilho, concelho de Mortágua, prepara a 15.ª edição da Feira da Castanha para os dias 21 e 22 de Outubro, com uma oferta abundante de gastronomia e um programa de entretenimento cuidadosamente preparado. Trata-se de uma feira à moda antiga que oferece aos visitantes a oportunidade de adquirir produtos emblemáticos do evento, como a castanha e o mel, além de avelãs, nozes, pão caseiro, bolos, mel ou licores, numa verdadeira celebração do mundo rural, num evento que tem como objectivo principal apoiar os produtores locais a escoar os seus produtos, proporcionando-lhes um rendimento adicional à sua actividade regular.
A feira reservou ainda uma área especial da feira às actividades económicas e produtos regionais, com destaques para os enchidos de fumeiro, o queijo da Serra da Estrela e os vinhos locais, além da cestaria, bordados, rendas, tapeçaria e artes decorativas. Tudo para que, dentro de algum tempo, Quilho tenha a sua feira de ano como um polo de desenvolvimento e promoção turística da região.
O evento procura, segundo a organização, envolver a população local, visitantes e todos os apreciadores dos petiscos tradicionais desta região, como a Sopa da Matança, Serrabulho, Torresmos e Carne do Alguidar, Febras, Feijoada, entre outros. Destacam-se igualmente os pratos confeccionados com castanhas, pão de trigo, broa caseira, vinhos, água-pé e uma variedade de doces como o Pastel de Castanha, Filhós com Mel e Bolo de Cornos.
O elemento da organização Mário Esteves explica que estes eventos “acrescentam valor e amor à terra”, sublinhando que a “Feira de Quilho é uma realidade graças à dedicação da população”, que tem como objectivo dignificar e valorizar os produtos locais e o trabalho árduo dos agricultores. Garante também que a feira se tornou o segundo maior evento do concelho, devido aos esforços constantes para melhorar a cada ano.
Esta 15.ª edição da Feira está a ser organizada pela Associação de Desenvolvimento Social de Quilho (ADESQ) no Parque das Merendas da aldeia de Mortágua. No dia 21, sábado, a animação começa às 11h00 com a minibanda Sons do Mondego, seguida da inauguração oficial do evento às 12h00, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Ricardo Pardal e outras entidades. À tarde, o “Duo Sanpedro” animará o público com música de baile e arraial.
No domingo à tarde, Ruizinho de Penacova será a atracção musical a partir das 15h30, estando ainda previsto o tradicional Magusto oferecido pela ADESQ às 18h00. Um artista que já é considerado da família, como afirma Mário Esteves e que é muito apreciado pela população local e por todos os visitantes que vêm participar no evento e desfrutar da deslumbrante paisagem no norte do concelho.
Ainda no domingo, dia 22, durante todo o dia, “As Mulheres de Tavarede” vão marcar presença, mostrando toda a sua garra e tradição cultural desta freguesia na Figueira da Foz onde não faltará, certamente, as conhecidas “peixeiradas” da gente da beira-mar. Não se pode ignorar que a Figueira da Foz esteve sempre ligada a este evento, não só pela forte representação mortaguense ligada à Figueira da Foz, onde há muitos empresários ligados à restauração e hotelaria, entre outras actividades, mas também, desde o final dos anos 80, foi celebrada uma geminação entre os dois concelhos, onde há até o nome de ruas, que na altura intensificaram também o intercâmbio cultural com iniciativas e espectáculos em ambas as cidades.
Mário Esteves destaca o apoio da Câmara Municipal de Mortágua e da Junta de Freguesia de Espinho, mas também o apoio das Águas de Penacova e da Delta, sem esquecer os cerca de 80 habitantes do Quilho, “que de forma graciosa e voluntária colaboram nas mais diversas funções”. “Quilho é uma terra pequena, mas com o coração do tamanho do mundo”, conta, mostrando esperanças de que os jovens da terra se associem ao evento, participando e dando a sua melhor colaboração para que, num futuro próximo, Quilho tenha a sua feira de ano como um polo de desenvolvimento e promoção turística da região.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
