Home - Últimas - Reabertura do troço Mangualde-Celorico da Beira na Linha da Beira Alta adiada para 6 de Abril
CIM Coimbra contra nova linha ferroviária entre Aveiro e Vilar Formoso

Reabertura do troço Mangualde-Celorico da Beira na Linha da Beira Alta adiada para 6 de Abril

A reabertura do troço da Linha da Beira Alta entre Mangualde e Celorico da Beira, prevista para este domingo, foi adiada para 6 de Abril, informou a Infra-estruturas de Portugal (IP).

Num comunicado enviado à agência Lusa, a empresa explica que os trabalhos de modernização da ligação ferroviária estão concluídos, mas ainda decorre o processo de verificação dos requisitos de interoperabilidade ferroviária, em conformidade com a Directiva (UE) 2016/797.

A IP esclarece que a verificação está a ser conduzida por uma entidade terceira contratada, o NoBo – Organismo Notificado, e que falta a emissão do Certificado de Verificação CE, documento essencial para a obtenção da Autorização de Entrada em Serviço. Na ausência deste certificado, não há condições regulamentares para retomar a circulação ferroviária no troço entre Mangualde, no distrito de Viseu, e Celorico da Beira, no distrito da Guarda, no dia 30 de Março.

Face a esta situação, a IP adianta que a exploração comercial do troço será retomada no domingo seguinte, 6 de Abril. A empresa lamenta o novo adiamento e pede desculpa aos utilizadores, assegurando que o serviço continuará a ser garantido por autocarro para minimizar o impacto na mobilidade dos passageiros da CP.

O troço Mangualde-Celorico da Beira será o terceiro a reabrir na Linha da Beira Alta, que está encerrada à circulação ferroviária desde 19 de Abril de 2022. Até ao momento, já foram reabertos os troços Vilar Formoso-Guarda e Guarda-Celorico, este último a 25 de Novembro de 2024.

Após a reabertura deste percurso, ficará ainda por restabelecer a ligação entre Mangualde e Pampilhosa, necessária para a reposição total da circulação na Linha da Beira Alta. Com uma extensão de 193 quilómetros entre Pampilhosa e Vilar Formoso, esta via é considerada uma das infra-estruturas fundamentais do Corredor Internacional Norte, permitindo uma ligação ferroviária mais rápida e segura para passageiros e mercadorias entre o Centro e o Norte do país e a fronteira com Espanha.

A modernização desta ligação ferroviária representa um investimento de 600 milhões de euros. A Linha da Beira Alta encerrou a 19 de Abril de 2022, inicialmente por um período anunciado de nove meses, com reabertura prevista para Janeiro de 2023. No entanto, a Infra-estruturas de Portugal foi sucessivamente adiando a conclusão da obra, apontando primeiro para Novembro de 2023, depois para Junho de 2024, sem que até agora o prazo tenha sido cumprido.

LEIA TAMBÉM

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …