Home - Últimas - Rebanho de 21 cabras continua desaparecido na Serra da Estrela

Rebanho de 21 cabras continua desaparecido na Serra da Estrela

O rebanho de 21 cabras, todas com brindo de identificação, que desapareceu na segunda-feira, pelas 16h00, no concelho de Manteigas, ainda não foi encontrado apesar de estar a ser procurado por voluntários e várias entidades, como bombeiros e a Unidade Portuguesa de Intervenção e Resgate da Guarda, numa operação coordenada pelo grupo Guardiões da Serra da Estrela.

Durante a tarde de segunda-feira, recorde-se, um rebanho de 21 cabras pastava nas imediações da sua quinta, junto ao Ski parque no Sameiro (Manteigas). Dado que toda a zona em redor da quinta foi queimada no incêndio deste Agosto, e apesar de já haver o renascimento de algum pasto de erva, as cabras foram subindo a encosta à procura de alimento que preferem, como novos rebentos de medronheiro que começam a renascer na área florestal queimada. O rebanho estava acompanhado por uma idosa com dificuldade de locomoção devido a uma lesão no joelho que por esta razão não conseguiu acompanhar a subida do rebanho.

O pastor fez buscas intensas durante dois dias até que um seu amigo decidiu pedir ajuda aos Guardiões da Serra da Estrela que têm apoiado e acompanhado este pastor desde o pós-incêndio imediato, inclusivamente, com alimentação animal de emergência. “Não podíamos ignorar este pedido de ajuda, porque sabemos que para preservar os ecossistemas da Serra da Estrela, precisamos cuidar a actividade de quem lá vive. E a nossa Estrela já tem muito poucos pastores! Inclusive, apoiando a pastorícia de subsistência como é o caso deste pastor. Apesar de ter um pequeno rebanho, está aflito com a possibilidade de o perder”, referem os Guardiões da Serra da Estrela que deixa um agradecimento a todos os que estão envolvidos nas buscas.

“Um profundo agradecimento a todos os que de imediato ofereceram ajuda e prontamente se colocaram em acção no terreno e a todos os que ofereceram ajuda e a quem não tivemos oportunidade de contactar imediatamente, por já nos encontrarmos em operações de busca. Um especial bem-haja aos incansáveis: UPIR – Unidade Portuguesa de Intervenção e Resgate , aos Sapadores dos Baldios do Sameiro (JF Sameiro), à Junta Freguesia de Santa Maria, aos pilotos de drones: Nuno Ferta, @Bruno Tacanho e Gonçalo Poço, à Rewilding Portugal , ao João Rodrigues pela sua patrulha com câmara térmica, ao casal Biscaia, colegas pastores que foram dar o seu apoio ao pastor e partilhar o seu conhecimento, ao SEPNA Manteigas, aos Bombeiros de Manteigas e a todos os que enviaram mensagens com possíveis avistamentos”, rematam.

 

LEIA TAMBÉM

frio

IPMA prevê trégua na chuva e descida das temperaturas na próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição significativa da precipitação …

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …