A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está empenhada em ajudar na recuperação da Serra da Estrela e no próximo dia 24 de Setembro a Selecção Nacional sub-21 recebe, na Covilhã, a Geórgia no primeiro jogo de preparação para o Europeu 2023 será mais uma forma de apoio. A partida disputa-se no Estádio Municipal José dos Santos Pinto, pelas 17h00 (Canal 11) doando a receita conseguida com a venda de bilhetes (dois euros cada) à Associação Guardiões da Serra da Estrela.
“O nosso grande bem-haja por esta parceria! Só com esta união de esforços conseguiremos construir um futuro melhor para a nossa Serra da Estrela! O nosso enorme agradecimento à FPF (Selecções de Portugal) pelo apoio fundamental na resposta imediata às necessidades mais urgentes das comunidades agro-pastoris da Serra da Estrela afectadas pelos grandes incêndios”, salientam os responsáveis daquela organização que tem estado no terreno a ajudar os pastores e a promover a reflorestação das áreas ardidas.
A parceria entre a FPF e Associação Guardiões da Serra da Estrela, de resto, já existe há algum tempo, tendo-se materializado, entre outros aspectos, no donativo de 25 toneladas de feno que foram entregues aos pastores de Casais de Folgosinho. “A federação tem manifestado ainda a sua disponibilidade para continuar a ajudar a dar resposta às necessidades que perdurarão durante bastante tempo bem como ao trabalho de recuperação das áreas ardidas da Serra da Estrela e de promoção de um território mais resiliente que virá pela frente”, contam os responsáveis pela Associação.
A Presidente da Associação Guardiões da Serra da Estrela destacou a importância desta parceria com o organismo que tutela o futebol português que classificou de “indispensável para se concretizar o que está a ser feito”. “Estamos a dar resposta de emergência em tempo recorde a pessoas que ficaram numa situação muito difícil. O futebol tem surgido a apoiar diversas causas e isso verifica-se uma vez mais. É um desporto popular, com impacto, e tem um efeito mobilizador que não pode ser descurado”, salientou Tânia Araújo.
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, por seu lado, salientou o papel relevante do futebol na sociedade civil. “A Selecção Nacional sub-21 tem oferecido grandes espectáculos e vitórias aos portugueses. Agora, a vertente desportiva junta-se à social. Encaramos a realização deste jogo e a sua vertente de responsabilidade social com um sentimento acrescido de cumprimento dos nossos deveres perante todos os que sempre nos apoiaram. Esperamos, através do futebol, como já fizemos em ocasiões anteriores, dar algum conforto a todas as famílias que foram afectadas pelo incêndio da Serra da Estrela”, refere Fernando Gomes.
Estas iniciativas de auxílio, assegura Fernando Gomes, inserem-se na lógica de intervenção social da FPF, à semelhança do que já se passou noutros momentos delicados, nomeadamente os incêndios de 2017 (jogos da Selecção A em Viseu e Leiria), as cheias de Moçambique em 2019 (Benfica-Sporting feminino no Restelo), os picos da pandemia de COVID-19 (intervenção directa e coordenação de diversas campanhas de recolha de alimentos) ou a guerra da Ucrânia (campanha de integração social “Cada clube, uma família”).
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
