Home - Sociedade - Relógios atrasam-se 60 minutos na madrugada de domingo
Relógios atrasam-se 60 minutos esta madrugada devido a uma medida de 1916 para poupar carvão

Relógios atrasam-se 60 minutos na madrugada de domingo

A mudança para a “hora de Inverno” acontece na madrugada de domingo e os relógios devem ser atrasados em 60 minutos quando se registarem as 2h00 da madrugada em Portugal continental. Nesse momento os ponteiros do relógio passam para a 1 hora.

“A hora muda a nível europeu por decreto de lei sendo alterada no mesmo dia e no mesmo instante em todos os países membros”, lembrou o professor Rui Jorge Agostinho do Observatório Astronómico de Lisboa.

As razões da alteração da hora são históricas e datam da Primeira e Segunda Guerras Mundiais altura em que a economia energética o exigiu. Adaptaram-se as horas à quantidade de luz existente durante o dia para que “houvesse uma economia do combustível”, explicou o especialista.

A mudança da hora não afecta o sul da Europa nomeadamente Portugal porque existe uma grande simetria entre o número de horas do dia e da noite. Mas no norte, as diferenças tornam-se significativas tendo em conta que às 15h00, no Inverno, começa a escurecer o que pode afectar a actividade nesses países.

LEIA TAMBÉM

Vereador do PS assegura maioria ao PSD na Câmara de Nelas e concelhia retira-lhe confiança política

O presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, alcançou um entendimento com o vereador …

CM de Tondela aprova mais de 277 mil euros em apoios a entidades do concelho

A CM de Tondela aprovou, na reunião de 10 de Fevereiro, mais de 277 mil …