Durante a reunião pública do executivo camarário realizada hoje, quinta-feira, na Casa do Povo de Espariz, Ricardo Cruz considerou “muito infeliz “a designação dada à área “Vale de Gaios” que está sob consulta com a finalidade de serem atribuídos os direitos de prospecção e pesquisa de depósitos minerais de areias siliciosas e argilas, nomeadamente quartzo e feldspato, à empresa “Minas de Cassiterite Sobreda, S.A.”. O autarca declinou responsabilidades nessa designação, especificando que fez questão que a Aldeia de Vale de Gaios e o Trilho ali existente ficassem excluídos dessa zona de prospecção. Frisou que o que vai ser feito serão “testes de território”, sublinhando que podem ser colocadas mais restrições caso haja necessidade, acrescentando que na consulta pública em curso as pessoas e entidades poderão pronunciar-se.
O presidente da Câmara afirmou ainda que a empresa promoverá, pelo menos, uma sessão de esclarecimento, dirigida essencialmente às populações dos territórios abrangidos pela pretensão, alvitrando que devemos ”defender com unhas e dentes” quando acharmos que “estamos a ser ultrapassados” O vereador da oposição, Vítor Melo, que levantou nesta reunião pública este assunto da exploração de minério no concelho de Tábua, retorquiu que essas sessões públicas serão posteriores ao período de consulta, ou seja, as populações serão informadas quando o processo estiver praticamente concretizado.
Como referiu “O Tabuense”, nesta reunião pública foi igualmente aprovada a contratação de dois empréstimos a médio e longo prazo, um até ao montante de 142.159.21 euros e um outro no valor de 393.020,91 euros para fazer face a encargos do Município, nomeadamente, ao investimento feito na nova Zona Industrial da Carapinha.
No início desta reunião pública realizada num cenário do museu etnográfico de Espariz que traz à memória aspectos da vida rural e da actividade e espólio do Rancho da Casa do Povo Local, Fernando Gameiro, o presidente da UF de Sinde/Espariz destacou algumas necessidades prementes da freguesia, nomeadamente, as obras urgentes no pavilhão desportivo e a necessidade de se construírem passeios para os peões na Estrada 337, que “considerou “perigosa”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
