O Alcaide de Salamanca e Presidente do Conselho de Administração da empresa comercial Zona de Actividades Logísticas de Salamanca (Zaldesa), entidade dependente do “Ayuntamiento” de Salamanca, assinou o documento oficial que marca o início das obras de construção da Plataforma Ferroviária Intermodal de Salamanca (Porto Seco). Esta estrutura poderá ser um concorrente directo do Porto Seco previsto para a Guarda e que tarda em arrancar. Este foi, de resto o tema de um encontro, no dia 28 de Abril, entre o presidente da CM da Guarda, Sérgio Costa e do polémico ministro das Infra-estruturas, João Galamba, mas a única garantia do Governo foi a de que o Porto Seco na Guarda se iniciará em breve. Sem data definida.
Com um orçamento de adjudicação de 12,5 milhões de euros, o projecto espanhol insere-se na Plataforma Logística de Salamanca, que já conta com três áreas em operação: Centro de Transporte de Mercadorias, Centro de Alfândegas e Polígono Agro-alimentar.
A Plataforma Intermodal(Porto Seco) visa promover o transporte ferroviário de mercadorias, aproveitando a localização estratégica de Salamanca e o seu potencial para captar fluxos de mercadorias entre Portugal, Castela e Leão e o norte da Europa.
Salamanca é um nó logístico da Rede Global do Corredor Atlântico, faz parte da Ruta de la Plata e está localizada a pouco mais de 200 quilómetros de Madrid, um dos mais importantes centros de consumo internacional.
A Plataforma Intermodal tem acesso directo às estradas de alta capacidade que atravessam a província (auto-estradas A-50, A-62 e A-66) e tem a autorização do Gestor da Infra-estrutura Ferroviária (Adif) para ligação ferroviária directa à rede principal entre França e Portugal.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
