Home - Últimas - CM de Seia autoriza cerimónia de casamento entre pessoas do mesmo sexo no Salão Nobre

CM de Seia autoriza cerimónia de casamento entre pessoas do mesmo sexo no Salão Nobre

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Seia será, no próximo sábado, 18 de Janeiro, o palco de uma cerimónia civil de casamento entre pessoas do mesmo sexo, avança o jornal online Seia Digital. Esta será a primeira vez, segundo aquele jornal, que o edifício histórico da cidade acolhe um casamento de tal natureza. O evento contará com cerca de 30 convidados e, segundo a mesma fonte, não implicará qualquer custo para os noivos, uma vez que o Regulamento Municipal de Taxas não prevê a cobrança de taxas para este tipo de utilização do espaço.

O pedido foi feito por um dos noivos, natural de Seia mas residente em França, que manifestou o desejo de casar no Salão Nobre da Câmara Municipal. O presidente da autarquia, Luciano Ribeiro, justificou a autorização da cerimónia, afirmando que o evento terá a duração de 45 minutos e que, por ser um “sonho” do noivo, não viu inconveniente em aceder ao pedido.

A decisão foi discutida na última reunião do executivo municipal, na qual a vereadora do PSD, Susana Ferreira, expressou preocupações sobre a utilização de um espaço público, como o Salão Nobre, para fins privados. A vereadora alertou para o risco de “banalização” do espaço e questionou a necessidade de disponibilizar funcionários municipais para garantir a segurança do edifício num sábado, além de questionar a ausência de taxas para o evento.

Em resposta, o presidente Luciano Ribeiro considerou que a solicitação era “estranha”, mas não viu razões para recusar. Admitiu, mesmo, a possibilidade de futuras cerimónias civis em edifícios públicos municipais como uma “nova ideia de negócio” para a autarquia. Ribeiro acrescentou ainda que a responsável pelo protocolo da Câmara, Ana Fernandes, se ofereceu para ajudar na organização da cerimónia, sendo o próprio presidente disponível para abrir as portas do Salão Nobre no dia do evento.

A vereadora Susana Ferreira concluiu a sua intervenção de forma irónica, afirmando: “Qualquer dia, o senhor presidente estará a disponibilizar o seu carro para o transporte dos noivos”.

LEIA TAMBÉM

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …