O Município de Seia vai abrir ao público, no dia 9 de Setembro, a Rota do Rio Seia, um percurso pedestre e clicável de 15,6 km que atravessa o vale deste rio. O acto é assinalado com um percurso interpretativo (09h00), num troço desta rota, e por uma sessão solene, no Açude do Pífaro (10h30), presidida pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.
O passeio inaugural é interpretado por técnicos do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e tem início em Sameice (junto ao Cruzeiro), numa das derivações da Rota do Rio Seia, seguindo até ao Açude do Pífaro, local que acolhe o acto solene. O percurso neste dia é circular, com uma extensão de 6 350 metros e carece de inscrição prévia no site da autarquia (cm-seia.pt).
A Rota do Rio Seia apresenta uma extensão total de 15,6 quilómetros, e pode ser realizada a pé ou de bicicleta. O percurso tem início no centro de Seia e faz a ligação entre as diversas aldeias historicamente ligadas ao rio, entre as aldeias de Santiago, Folgosa do Salvador, Santa Comba, Sameice e Pereiro, com términus na aldeia de Vila Verde. A rota foi criada em alguns dos caminhos já existentes e, onde tal não foi possível, foram construídos pequenos troços de passadiços e uma ponte fixa.
A revitalização das margens do rio Seia para fruição turística foi financiada em 80 por cento pelo Programa de Desenvolvimento Rural – PDR 2020, num investimento inicial de 150 mil euros, e numa segunda fase pelo Fundo de Emergência Municipal, que apoiou os danos no passadiço causados pelo incêndio florestal de 2022.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc

































