Home - Últimas - Seia assinou protocolo com Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro

Seia assinou protocolo com Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro

O município de Seia assinou ontem um protocolo de colaboração com a Inova-Ria – Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro, que tem por base a sensibilização e desenvolvimento tecnológico deste território.

O protocolo foi rubricado no decorrer da apresentação do Laboratório de Inovação Tecnológica de Seia – o BUG, espaço que está a ser desenvolvido pelo Município de Seia no contexto dos domínios das TICE – Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica, instalado na antiga escola primária do Crestelo, em Seia.

O primeiro Centro de Incubação e Inovação (CII) do país, recorde-se, foi criado em Seia com um protocolo de parceria e cedência de instalações com o município local. O Centro funciona nas instalações do antigo CACE (Centro de Apoio à Criação de Empresas), um projecto do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, adiantou, na altura da assinatura do protocolo, que o objectivo destes centros é “responder ao à promoção do empreendedorismo e de ajudar à prossecução dos objectivos de desenvolvimento local e social de forma mais inovadora, mais descentralizada e mais ágil”.

A ideia, segundo o governante, é que “cada centro possa funcionar como espaço de incubação de novos negócios ou de atracção de negócios já existentes, mas que sejam novos para aquele território”. “Aquilo que é inovação em Seia não tem de ser necessariamente inovação noutro ponto do país”, salientou Miguel Fontes, que estima poderem ser criados seis espaços no país numa primeira fase. Os CII foram criados através da Portaria nº 360/2023, de 14 de Novembro, onde é referido que os centros “vêm imprimir um novo dinamismo ao ecossistema do empreendedorismo, criando espaços de incubação de actividades económicas dirigidos à instalação de novos projectos, tendo em vista uma oferta de serviços e produtos de elevado valor acrescentado”. Estes centros serão geridos pelo IEFP “ou por uma entidade parceira”.

LEIA TAMBÉM

frio

IPMA prevê trégua na chuva e descida das temperaturas na próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição significativa da precipitação …

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …