O município de Seia tem ao serviço de limpeza urbana novos equipamentos ecológicos, nomeadamente uma varredora mecânica, dois aspiradores eléctricos e uma varredora eléctrica. Estes equipamentos, segundo a autarquia, enquadram-se na estratégia ambiental do município, conferindo “maior optimização aos trabalhos de limpeza do espaço público urbano, e funcionam em complemento ao método tradicional, de vassoura e pá”.
Estes equipamentos estão ao serviço do município de Seia em regime de aluguer, onde se encontra incluído todo o material de desgaste e a respectiva manutenção por parte da empresa adjudicatária. O aluguer operacional da varredora urbana mecânica foi adjudicado pelo valor global de 178 550 euros, diluídos ao longo de 60 meses, estando previstas 8 820 horas de trabalho. Os dois aspiradores eléctricos e a varredora eléctrica foram alugados por 66 780 euros no seu conjunto, correspondendo este valor a um total de 5 200 horas, pelo período de 36 meses.
“O alto desempenho de aspiração e a versatilidade destas máquinas, em especial da varredora mecânica, garantem a cobertura de maiores áreas em menor tempo, uma limpeza mais eficiente, assim como a recolha contínua de resíduos, em virtude da grande capacidade de depósito. Por sua vez, a varredora mecânica, alimentada a biocombustível, dispõe ainda de acessórios que permitem uma solução ambientalmente correcta no controlo de “infestantes”, como é o caso das ervas daninhas, nos passeios e bermas de estrada”, justifica uma nota da autarquia.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
