São nove dias de convites renovados, a cada dia, em 36 restaurantes do concelho, para conhecer, provar e degustar os “Aromas e Saberes da Montanha”. A mostra gastronómica, que decorre entre 26 de Fevereiro e 6 de Março, é promovida pelo Município de Seia e procura juntar à mesa a herança de saberes e sabores do concelho. O objectivo, segundo a autarquia, é dar destaque à gastronomia tradicional e dinamizar o sector da restauração do concelho. O evento é apresentado esta sexta-feira (25 de Fevereiro), pelas 15h00, no Auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia, em colaboração com a Escola Superior de Turismo e Hotelaria (IPG).
“A gastronomia é um dos mais importantes recursos turísticos do concelho de Seia, nomeadamente a gastronomia de montanha, que pelo seu carácter singular e diferenciador, muito contribui para elevar os níveis de atractividade do concelho e da região da serra da Estrela. Trata-se de um património único, inspirado nos produtos e vivências locais, ao qual a Câmara Municipal quer dar um novo impulso, valorizando e divulgando a gastronomia enquanto elemento cultural, símbolo de identidade e uma ferramenta de desenvolvimento local e de promoção territorial”, referem.
Assim, por estes dias, os restaurantes apresentarão uma ementa de inspiração tradicional, com recurso aos produtos locais, privilegiando, entre outros, o uso do cabrito, do borrego, do Queijo Serra da Estrela, do mel, do requeijão e dos enchidos. À mesa também não faltará o típico pão de centeio e a broa de milho, ou o Bolo Negro, iguaria única, e propostas de degustação do vinho de altitude, produzido nas encostas da serra da Estrela ou mesmo na região demarcada do Dão.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
