Home - Outros Destaques - Seis freguesias de Oliveira do Hospital vão contar já este ano com Espaços Cidadão

Seis freguesias de Oliveira do Hospital vão contar já este ano com Espaços Cidadão

Seis freguesias do concelho de Oliveira do Hospital vão contar ainda este ano com o Espaço Cidadão, uma estrutura que reúne diferentes entidades num único balcão, revelou a Câmara Municipal oliveirense. Segundo a autarquia, será instalado um espaço cidadão em Lagares da Beira, Lourosa, Meruge, Nogueira do Cravo, Penalva de Alva e São Sebastião da Feira e Travanca de Lagos.

Estes serão os primeiros de 15 a avançar, “por cumprirem com todo um conjunto de requisitos exigidos pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA)”. “Será assim possível que os cidadãos acedam a um ponto de atendimento que reúne diferentes entidades num único balcão e a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de interesse público”, destaca a Câmara numa nota de imprensa.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, estes novos espaços já foram validados pela AMA, estando também concluído o processo formativo dos mediadores/coordenadores.

Os restantes Espaços do Cidadão previstos abrirão numa segunda fase, em virtude de alguns se encontrarem “em fase de ajustamento às condições exigidas pela AMA” e outros “em estudo prévio relativo a obras de adaptação”. “Receberão o devido apoio e abrirão portas, à medida que forem validados pela AMA”, assegura o autarca.

A chegada do Espaço Cidadão às freguesias do concelho de Oliveira do Hospital decorre de um protocolo celebrado, em 2023, entre a AMA e o Município, e do qual resultou também a abertura do balcão único da Câmara Municipal, em Fevereiro do ano passado, onde já foram feitos cerca de dois mil atendimentos.

Para José Francisco Rolo, o alargamento da rede do Espaço Cidadão é um projecto que pretende valorizar o papel das freguesias, que “passarão assim a ter a possibilidade de oferecer todo um conjunto de serviços descentralizados, e de maior proximidade, por forma a evitar que os cidadãos se desloquem à sede do concelho”.

“É mais uma aposta da Câmara Municipal na modernização e na transição digital. Estamos a dar um passo muito importante para aproximar os serviços públicos dos cidadãos, numa lógica de termos um poder local cada vez mais autónomo”, conclui.

LEIA TAMBÉM

EM503 em Meruge já se encontra transitável após deslizamento de terras

A EM503, em Meruge, já se encontra transitável após ter sido cortada ao trânsito devido …

Subida dos caudais dos rios Alva e Alvoco leva Câmara de Oliveira do Hospital a emitir alerta

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou esta tarde um alerta à população devido …