As sociedades científicas na área da diabetes e a Associação Nacional de Farmácias e a Apifarma desmentem as notícias que sugerem falta de insulina no mercado. Em comunicado, garantem ter colocado no mercado no início da pandemia um reforço de insulina superior ao consumo habitual.
“Atempadamente, as três principais companhias farmacêuticas da área das insulinas – Novo-Nordisk, Lilly Portugal – Produtos Farmacêuticos e Sanofi abasteceram o mercado com mais 20 por cento da insulina do que é o consumo habitual. Não há por isso qualquer necessidade de procurar fazer armazenamento suplementar de insulina porque não há, nem se prevê que haja, qualquer falha no abastecimento”, asseguram em comunicado.
“Neste momento de incerteza, os profissionais de saúde garantem a sua total disponibilidade para qualquer esclarecimento e estas três sociedades vão criar uma linha de informação em que médicos esclarecerão todas as suas dúvidas. Juntos é mais fácil ultrapassarmos todas as dificuldades”, conclui o comunicado.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
