Home - Últimas - “Tábua, A Construção de Um Concelho (1824 – 1924)” dá a conhecer a história de tabuense

“Tábua, A Construção de Um Concelho (1824 – 1924)” dá a conhecer a história de tabuense

A abertura da Oficina Artes de Palco, em Percelada, ficou marcada pelo lançamento do livro “Tábua, A Construção de Um Concelho (1824 – 1924) – Volume 1”, da autoria do historiador Fernando Pais. O segundo volume, abrangendo o período de 1834 a 2024, já está em preparação, prometendo oferecer ainda mais elemento sobre a evolução do Concelho de Tábua ao longo dos séculos.

O evento, levado a cabo no dia 13 de Abril, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, que destacou a importância desta obra para a preservação e compreensão da história local e para perspectivar o futuro do concelho. O autarca sublinhou ainda que Executivo Municipal lançou este desafio a Fernando Pais, com o objectivo de aprofundar o conhecimento do concelho, com base nas actas das reuniões de Câmara Municipal, a mais antiga das quais de que há registo, foi lavrada em 18 de Agosto de 1824.

“A motivação para a edição deste livro foi o reconhecimento da importância de aprofundar a relação do presente com o passado na construção do Concelho de Tábua, tendo a Câmara Municipal empreendido esforços para desbravar os caminhos percorridos pelos antepassados, fornecendo assim informações cruciais para entender o presente e vislumbrar um futuro promissor para a comunidade”, refere uma notra da autarquia.

“Tábua, A Construção de Um Concelho” é um instrumento valioso que visa traçar o progresso de Tábua ao longo dos últimos dois séculos, desde 1824 até 2024. A obra baseia-se no estudo das actas da Câmara Municipal, das decisões tomadas, das opções políticas assumidas e dos avanços e recuos que marcaram a história local, encontrando-se dividida em cinco capítulos, que abordam o concelho, a administração, as infra-estruturas, uma cronologia por freguesia e as actas das reuniões de câmara no período de 1824 a 1934”.

O Autor, Fernando Pais, explicou como no início do Século XIX viviam as pessoas, de que forma o território estava organizado em termos administrativos e as várias alterações de que foi alvo até 1898, quando assumiu as fronteiras que se mantêm até á actualidade. “Tábua, A Construção de um Concelho” apresenta um conjunto de testemunhos e acontecimentos que demonstram as dificuldades que foi necessário enfrentar para o desenvolvimento do Concelho, mas também a vontade e a determinação dos Tabuenses na valorização e transformação do potencial e dos activos presentes neste território.

 

LEIA TAMBÉM

Câmara de Gouveia encerra Rua 1 de Dezembro por perigo de aluimento

A Rua 1 de Dezembro, em Gouveia, foi encerrada ao trânsito por tempo indeterminado, devido …

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …