Home - Últimas - Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua fecha Volta a Portugal do Futuro com destaque para Rafael Barbas

Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua fecha Volta a Portugal do Futuro com destaque para Rafael Barbas

Ciclista foi 9.º na última etapa, após tentar integrar a fuga do dia. Manager da equipa sublinha aposta na juventude e formação académica dos atletas.

A equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua concluiu este sábado, 4 de Maio, a sua participação na 32.ª Volta a Portugal do Futuro, encerrando a prova com uma prestação sólida e consistente de Rafael Barbas, o melhor classificado da formação mortaguense na geral individual. A última etapa ligou Ansião à Praia do Pedrógão, no concelho de Leiria, num percurso de 153,5 quilómetros marcado por um ritmo elevado e várias movimentações ofensivas ao longo do dia.

Na derradeira tirada, Rafael Barbas tentou destacar-se desde a primeira montanha, integrando a fuga inicial da jornada. O ciclista da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua viria a ser alcançado ao quilómetro 60, mas manteve-se sempre bem colocado no grupo dos favoritos, garantindo o 9.º lugar no sprint final. “Foi mais um dia extremamente rápido, tentei a minha sorte logo desde a primeira montanha. Fui apanhado ao km 60 e apenas me restou seguir com o reduzido pelotão. Obviamente que esperava mais, mas o mais importante são as sensações positivas com que termino e o pensamento de que dei o meu melhor”, afirmou o atleta no final da etapa.

Ao longo das três etapas da competição, Barbas demonstrou regularidade e capacidade de resposta em momentos decisivos, encerrando a Volta a Portugal do Futuro no 11.º lugar da classificação geral, a 3 minutos e 36 segundos do vencedor, Lucas Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista). A formação dirigida por Gustavo Veloso teve ainda em prova Lois de Jesus, que terminou a classificação geral na 49.ª posição.

Em comunicado da equipa, o manager Xavier Silva sublinha o balanço positivo da participação e reforça o compromisso da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua com a formação de novos talentos. “A aposta na juventude tem sido clara, com muito bons exemplos daquilo que é formar jovens. O caso do Rafael, que chegou à nossa equipa em 2023 e desde então tem feito um percurso notável, não só no ciclismo, mas também na faculdade. Como já o provou este ano, é um dos melhores Sub-23 da actualidade. É sem dúvida um trabalho muito gratificante para nós e estamos cá para dar continuidade.”

A Volta a Portugal do Futuro constitui uma das principais provas nacionais de desenvolvimento, servindo de palco para a afirmação de ciclistas sub-23 e como porta de entrada para o pelotão profissional. A Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, com sede no distrito de Viseu, reafirma assim a sua posição como uma das principais estruturas de formação do ciclismo português.

Classificação da Etapa 3 – Praia do Pedrógão
1.º Óscar Fuentes (Cortizo), 3h45m14s
9.º Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 5s
54.º Lois de Jesus (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 17m51s

Classificação Geral Final
1.º Lucas Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 13h35m14s
11.º Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 3m36s
49.º Lois de Jesus (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 41m18s

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …