Home - Últimas - Temperaturas acima de 35°C e Perigo de Incêndio Rural a partir de terça-feira, alerta o IPMA
calor

Temperaturas acima de 35°C e Perigo de Incêndio Rural a partir de terça-feira, alerta o IPMA

Instituto do Mar e da Atmosfera aponta massa de ar quente do Norte de África como causa do aumento gradual das temperaturas e do perigo de incêndio rural.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou hoje, em comunicado, para uma subida gradual das temperaturas em Portugal continental a partir de terça-feira, dia 27, com impacto directo no aumento do Perigo de Incêndio Rural (PIR), que poderá atingir a classificação máxima em alguns concelhos do Sul. Segundo o IPMA, as temperaturas já se encontram acima da média climatológica de Maio na generalidade do território, prevendo-se que subam ainda mais nos dias 29 e 30.

As previsões apontam para máximas acima de 30°C na maioria do território, com excepção de alguns pontos da faixa costeira ocidental, e valores acima de 35°C no Sul e no vale do Tejo. As temperaturas mínimas, por sua vez, deverão ultrapassar os 15°C na generalidade do país ao longo da semana, apesar de ainda serem esperados valores inferiores a 10°C em algumas zonas do Norte e Centro até segunda-feira.

O IPMA explica que estas condições se devem à entrada de uma massa de ar quente proveniente do Norte de África, estimando céu pouco nublado ou limpo, alguma nebulosidade nas madrugadas e manhãs no Norte, Centro e litoral, e vento predominantemente do quadrante norte, com alterações temporárias para o quadrante leste. O vento poderá soprar forte no litoral oeste e terras altas, especialmente durante a tarde, mas tenderá a enfraquecer e a virar mais a leste nos dias 29 e 30, período em que será mais intenso o transporte de ar quente e seco.

O índice de radiação ultravioleta deverá manter-se em níveis muito elevados, característicos desta época do ano, próxima do solstício de Verão, e reforçados pela ausência de nebulosidade, acrescenta ainda o IPMA.

LEIA TAMBÉM

Arganil Rock 2026 anima Cerâmica Arganilense a 4 de Abril

O Arganil Rock regressa a 4 de Abril, a partir das 22h30, à Cerâmica Arganilense, …

Presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio, assume liderança distrital do PSD e promete diálogo e unidade

A presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio, assumiu ontem a presidência da Comissão Política …