Home - Últimas - Turismo Centro de Portugal aposta na valorização das EN 16 e EN 17 com o projecto “Estradas com História”

Turismo Centro de Portugal aposta na valorização das EN 16 e EN 17 com o projecto “Estradas com História”

A Turismo Centro de Portugal lançou hoje, em Sever do Vouga, o projecto “Estradas com História: EN16 e EN17”, uma iniciativa que pretende transformar estas vias em eixos de descoberta cultural, patrimonial e gastronómica. O projecto é um dos cinco financiados pelo Turismo de Portugal no âmbito da Linha +Interior Turismo, com um investimento total de cerca de um milhão de euros.

A sessão de assinatura dos contratos decorreu no Centro das Artes do Espectáculo de Sever do Vouga e contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, do Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Pedro Amadeu Lobo, e da Vice-Presidente da Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas.

O projecto “Estradas com História: EN16 e EN17” pretende valorizar duas das principais estradas do interior, promovendo-as como destinos turísticos diferenciadores. A EN16, que liga Aveiro a Vilar Formoso ao longo de 219 quilómetros, atravessa os distritos de Aveiro, Viseu e Guarda, passando por Celorico da Beira. Já a EN17, conhecida como Estrada da Beira, percorre 129 quilómetros entre Coimbra e Celorico da Beira, unindo os distritos de Coimbra e Guarda.

A iniciativa envolve uma rede colaborativa que inclui 24 municípios, operadores turísticos e agentes locais, com o objectivo de estruturar uma oferta turística integrada. O plano de acção prevê a criação de roteiros turísticos, o desenvolvimento de infra-estruturas de sinalização, a capacitação de agentes locais e uma campanha de promoção.

O projecto pretende dinamizar o turismo no interior, através da criação de uma rede colaborativa que envolve operadores turísticos, municípios e comunidades locais. Além disso, aposta na valorização da autenticidade dos territórios e dos seus recursos endógenos, promovendo experiências enriquecedoras para os visitantes. Reforçar a sustentabilidade turística da região Centro, contribuindo para o aumento do número de dormidas e do tempo de permanência dos turistas, é outro dos seus objectivos, a par da promoção da mobilidade no território, incentivando a descoberta de novos destinos ao longo das EN16 e EN17.

O projecto é promovido pela Turismo Centro de Portugal em parceria com as Comunidades Intermunicipais Viseu Dão Lafões, Região Beiras e Serra da Estrela, Região de Aveiro e Região de Coimbra. Conta ainda com o envolvimento da AHRESP, da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, da Infra-estruturas de Portugal, do Clube Escape Livre e dos guias Foge Comigo.

Durante a cerimónia, Pedro Amadeu Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, destacou a importância destes projectos para o desenvolvimento do turismo na região. “Projectos como estes são fundamentais para impulsionar um turismo diferenciado nas nossas regiões”, afirmou.

Anabela Freitas, Vice-Presidente da Turismo Centro de Portugal, sublinhou que “estes contratos são essenciais para aumentar a notoriedade da marca Centro de Portugal, que em 2024 registou 8,4 milhões de dormidas, um crescimento de 5,4 por cento, acima da média nacional”.

Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, referiu que “estes contratos fazem parte de um lote de 16 assinados em todo o país, e representam uma aposta na qualificação e competitividade dos territórios”.

Por sua vez, o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, destacou o impacto do sector na economia nacional, representando 14,4 por cento das exportações. “Queremos que estes projectos criem valor para as comunidades. Os benefícios do turismo devem ser partilhados para melhorar a vida das pessoas”, concluiu.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …