Home - Economia - Unidade de investigação em bio-informática é nova aposta da BLC3

Unidade de investigação em bio-informática é nova aposta da BLC3

 

A BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro prepara-se para acolher uma nova unidade de investigação na área da bio-informática. Uma nova aposta que resulta de uma cooperação estabelecida entre aquela estrutura localizada zona industrial de Oliveira do Hospital, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do hospital (ESTGOH) e a Enging, Make Solutions, Lda, uma micro-empresa que opera nos setores da automação, informática, instrumentação inteligente, telecomunicações e produção de software.

Em comunicado, a BLC3 enquadra a nova aposta de investigação no plano de desenvolvimento integrado sustentável que a estrutura tem vindo a desenhar para a região interior centro, privilegiando os setores da “floresta e agricultura”, “energia”, “ambiente e lazer” e “cidadania”.

Com a unidade de investigação em bio-informática, a BLC3 pretende gerar uma nova dinâmica através da integração dos investigadores e projectos da BLC3 com os docentes e alunos da ESTGOH e empresas tecnológicas.

Paralelamente, é também propósito da parceria estabelecida “proporcionar a transferência de experiência e conhecimento, o desenvolvimento de novos produtos, bens ou serviços, e provas de conceito que conduzam à construção e dinamização de unidades produtivas industriais (de base tecnológica e inovadora) na área de influência da BLC3 e da ESTGOH”.

Indissociável dos principais objetivos a atingir está também a criação de novos postos de trabalhos na região e o aumento de empregabilidade dos alunos da ESTGOH. Um caminho alcançável pela integração e envolvimento dos jovens estudantes em projetos de cariz industrial e de base tecnológica e inovadora.

LEIA TAMBÉM

Impacto económico do Rali de Portugal 2024 ultrapassou os 183 milhões de euros

O Rali de Portugal de 2024, realizado entre 9 e 12 de Maio, teve um …

Nove empresas de Nelas distinguidas com estatuto PME Excelência são responsáveis por um volume de negócios de 42,5 milhões de euros

Nove empresas do concelho de Nelas foram distinguidas com o estatuto PME Excelência, atribuído pelo …