Home - Últimas - VI Feira Gastronómica “A Alambicada” regressa a Vila Nova de Tazem de 26 a 28 de Setembro

VI Feira Gastronómica “A Alambicada” regressa a Vila Nova de Tazem de 26 a 28 de Setembro

Três dias dedicados à gastronomia, aos produtos locais e à música popular, com showcooking, provas de vinho e jantares típicos

A VI Feira Gastronómica “A Alambicada” realiza-se em Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia, de 26 a 28 de Setembro. O certame dedica três dias à gastronomia típica da região, à valorização dos produtos locais e à celebração das tradições que caracterizam a vila.

A edição de 2025 volta a ser organizada em parceria com o município de Gouveia e arranca na sexta-feira, dia 26, com uma arruada do grupo BomboJuveil/CAJ, seguida da recepção oficial e da abertura da feira. Após a inauguração, será servido um Dão de Honra, inaugurada a exposição “Transumância – Desenhos de Simanca” e prestada homenagem a “Chiquinho Barril”, autor do prato típico “Alambicada”. O jantar será servido pela Estalagem São José e pela Casa do Povo, acompanhado pelas concertinas do Rancho Folclórico de Vila Nova de Tazem. A noite termina com a actuação do grupo QQ Garage Band.

No sábado, a manhã será dedicada à preparação das panelas que irão a lume para os almoços. Durante a tarde, a Avenida Dr. Joaquim Borges recebe a degustação de um bolo-rei gigante da Pastelaria Pão de Deus, provas de vinhos orientadas por enólogos convidados e showcooking da chef Ana Sanchez. A animação nocturna conta com a Escola de Ballet e Dança da Associação Reencontro, a Banda Filarmónica de Vila Nova de Tazem, a Banda Tempo e o DJ Gato.

No domingo, dia 28, as panelas regressam ao lume e realiza-se a caminhada da “A Alambicada”. O serviço de refeições será acompanhado pela actuação de saxofone de Daniel Abrantes. Durante a tarde, decorrem provas de vinhos orientadas pela enóloga Mafalda Perdigão, a iniciativa “Merendas na Avenida” e showcooking do chef Paulo Silva, dedicado ao pastel de feijoca e requeijão, e do chef Tomás Adrião, do Hotel Camelo. O Rancho Folclórico de Vila Nova de Tazem anima o final da tarde, seguido de um sunset com o DJ Julião. O encerramento oficial será marcado por mais um momento gastronómico e musical.

A alambicada é um evento que visa estimular e divulgar a Alambicada, um prato de sabor distinto e requintado, tradicionalmente confeccionado em Vila Nova de Tazem e cuja preparação, uma herança ancestral de alguns eleitos, é um segredo bem guardado.

Esta iguaria à base de carne de borrego e vinho branco é cozinhada em fogo lento e fogueira a lenha. Um processo demorado e sob pressão, semelhante ao da preparação da aguardente em alambique, do qual herdou o nome (Alambicada), que lhe confere um paladar considerado pelos especialistas “especial e inigualável.

Confeccionada na tradicional panela de ferro, depois de serem aí colocados os ingredientes, é tapada com um alguidar de alumínio e vedado com massa de centeio evitando assim a evaporação. Neste recipiente é colocada água, à medida que esta se vai evaporando, é acrescentada mais água, funcionando como um alambique. Após a sua confecção, a Alambicada é servida acompanhada com batatas cozidas com pele.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …