Home - Outros Destaques - Vila Franca da Beira assinala 37 anos e prepara-se para retomar a autonomia administrativa

Vila Franca da Beira assinala 37 anos e prepara-se para retomar a autonomia administrativa

“Vilafranquenses celebram aniversário e reforçam compromisso com a desagregação, num momento em que se aproxima a separação formal de Ervedal da Beira, prevista para Setembro”.

A Junta de Freguesia da actual União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira promoveu, a 23 de Maio, uma sessão evocativa dos 37 anos da criação da freguesia autónoma de Vila Franca da Beira, concelho de Oliveira do Hospital. A cerimónia decorreu no salão do antigo edifício da Junta, hoje sede da delegação local, e contou com a presença de população e convidados. A divulgação do evento foi feita através de uma nota de João Dinis, membro da Assembleia de Freguesia da actual União de Freguesias e ex-Presidente da Junta de Freguesia autónoma de Vila Franca da Beira.

Na sessão solene intervieram, explica João Dinis, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, o Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias, João Dinis, ex-Presidente da Junta de Vila Franca da Beira, e a ex-Presidente da Assembleia de Freguesia, responsáveis em funções aquando da agregação de 2013. As intervenções focaram-se no processo de desagregação actualmente em curso, que permitirá o regresso à autonomia administrativa logo após as eleições autárquicas agendadas para 28 de Setembro.

Foram evocadas as figuras fundadoras da freguesia autónoma, os autarcas que serviram desde 1988 e a população que, segundo João Dinis, “muito lutou contra a agregação imposta”. Na nota, João Dinis agradece aos partidos que apoiaram a Lei da Desagregação, aprovada por larga maioria a 6 de Março na Assembleia da República, mas critica Chega e Iniciativa Liberal, que votaram contra, classificando-os como “inimigos da freguesia autónoma de Vila Franca da Beira”.

Entre os projectos futuros, destaca-se a instalação, pela Câmara Municipal, de um Balcão do Cidadão e de um Centro de Celebração do Pastoreio e do Queijo da Serra Tradicionais. O Presidente da Câmara comprometeu-se a avançar com a cobertura das valetas na Estrada Nova, enquanto o Presidente da Junta da União de Freguesias reafirmou o cumprimento integral do Plano de Actividades e Orçamento para 2025.

Após a sessão, decorreu um beberete-convívio na sede da União Desportiva e Tuna Vilafranquense (UDV), onde se degustaram especialidades locais, como o Queijo da Serra, e se cantaram os parabéns com direito a bolo de aniversário. Os participantes, segundo João Dinis, sublinharam a importância de criar o Centro de Celebração no edifício da antiga escola primária, como símbolo da nova etapa para Vila Franca da Beira.

“Viva Vila Franca da Beira!”, repetiram os presentes, num ambiente marcado pela expectativa e entusiasmo face ao regresso à autonomia.

 

LEIA TAMBÉM

Subida dos caudais dos rios Alva e Alvoco leva Câmara de Oliveira do Hospital a emitir alerta

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou esta tarde um alerta à população devido …

Estradas cortadas em Penalva de Alva devido a deslizamentos

A estrada EM514 foi cortada esta manhã devido a um novo deslizamento de terras. A …