A Ponte de Mucela, em Vila Nova de Poiares, será palco, amanhã, da II Recriação Histórica das Guerras Peninsulares, assinalando os 214 anos do episódio em que a estrutura foi parcialmente destruída para travar a retirada das tropas do general Massena.
A cerimónia inicia-se às 10h00, com o hastear da bandeira na sede da Junta de Freguesia de Lavegadas, em Igreja Nova, seguindo-se, às 11h00, a abertura das tasquinhas e um desfile militar. O ponto alto da programação acontece às 15h00, com a recriação do confronto junto ao rio Alva.
Loide Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Lavegadas, organizadora do evento, afirma que esta iniciativa “homenageia aqueles que combateram pela nação e permite transmitir essa memória às novas gerações”.
Já João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, destaca a importância da recriação no contexto do recém-assinado protocolo para a criação do Roteiro das Invasões Napoleónicas. “Esta recriação é fundamental para atrair turistas, sobretudo aqueles interessados no turismo cultural e na história militar, reforçando a nossa identidade histórica e potenciando o turismo”, sublinha.
O evento, de entrada livre, inclui animação de rua pelos Gaiteiros Rainha Santa e pela Associação Filarmónica Serpinense, além da venda de produtos regionais como pão com chouriço, folares, broas e enchidos.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc