Pedro Figueiredo, pastor em Vila Pouca da Beira, perdeu casa e poupanças de uma vida, mas conseguiu salvar 200 ovelhas e 15 cães
Pedro Figueiredo, pastor em Vila Pouca da Beira, concelho de Oliveira do Hospital, viu a sua casa e todas as poupanças de uma vida destruídas pelo incêndio no incêndio que atingiu o concelho oliveirense. Apesar da perda, salvou o rebanho de cerca de 200 ovelhas e os 15 cães que o acompanham diariamente. Agora está a receber uma forte onda de solidariedade.
O primo de Pedro, Diogo Filipe Figueiredo criou um canal de donativos no GoFundMe que, pelas 13h30 de sábado, já tinha angariado mais de 43000 euros da meta proposta de 45 mil. “O Pedro Figueiredo é meu primo e perdeu tudo com os incêndios de Oliveira do Hospital, mais concretamente em Vila Pouca da Beira. Pedro perdeu a casa e as poupanças de uma vida depois das chamas chegarem à sua propriedade. Largou um bom emprego para seguir o legado de pastor e cuidar dos seus pais, felizmente conseguiu salvar o rebanho de cerca de 200 ovelhas e os seus 15 cães”, pode-se ler no canal de donativos.
A onda de solidariedade continua e hoje, Pedro, recebeu donativos de anónimos, da Ancose, da Comissão de Mordomos da festa de São João 2025 do Seixo da Beira, da Agribrito e do Supermercado Lili.
Estes donativos vão ser usados para Pedro Figueiredo reerguer a sua actividade. “Perdi tudo. Fiquei sem nada”, referiu durante o dia de ontem Pedro. Ainda assim, confessou estar “feliz” por ter salvo os animais. “Não morreu nenhum. Quanto ao resto, o futuro a Deus pertence”, sublinhou. Segundo relatou, tudo aconteceu ‘em segundos’. O fogo destruiu a sua casa pré-fabricada depois de uma faúlha atingir um sofá que estava no exterior. ‘Falhei’, disse visivelmente emocionado, assumindo responsabilidade. Sofreu ainda queimaduras ligeiras enquanto tentava salvar o máximo que podia. ‘Batalhei como podia. Ninguém apareceu aqui’, lamentou.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc









