Sim, foi a 23 de Maio de 1988 que saiu em Diário da República a criação da Freguesia de Vila Franca da Beira, votada por unanimidade na Assembleia da República após uma proposta inicial do PPD/PSD.
Foi há já 33 anos! Viva a criação da Freguesia de Vila Franca da Beira! Viva!
Essa consagração como Freguesia correspondeu à vontade íntima ou expressada por gerações de Vilafranquenses que aspiravam à “independência”, no caso à sua autonomia administrativa em relação à Freguesia em que estávamos incluídos até então.
Os Vilafranquenses passaram a eleger – autonomamente – a sua Assembleia de Freguesia e, em consequência, a sua Junta de Freguesia e, assim, passaram a eleger Conterrâneas e Conterrâneos seus para administrarem directamente a nossa Terra.
E, ano após ano, fomos constatando que valeu a pena ter sido criada a nossa Freguesia de Vila Franca da Beira! Sim, foi criada para bem da sua População – para bem dos Vilafranquenses – e em respeito pela sua dignidade própria e pela sua autonomia administrativa!
Porém, em 2013 – estava a nossa Freguesia tão jovem e tão pujante com apenas 25 anos! – um (des)governo do PSD e do CDS/PP resolveu extinguir a nossa Freguesia – e mais outras mil e tal – contra a nossa vontade, contra os nossos interesses como Localidade e População.
Os Vilafranquenses expressaram várias vezes a sua oposição, largamente maioritária, a essa extinção. Participámos mesmo em manifestações de protesto em Lisboa. Mas esse desastroso (des)governo do PSD e do CDS/PP e a correspondente maioria na Assembleia da República – com toda a arrogância antidemocrática – levaram para a frente a extinção sem quererem saber da nossa vontade ! Foi uma violência política!
Portanto, em 2013, o (des)governo do PSD e do CDS/PP e essa maioria fizeram a nossa história andar para trás 25 anos. Esse mau acto político não pode ter perdão!
Ultimamente, o PS têm falado em recriar Freguesias extintas em obediência, disseram, à vontade das Populações. Porém, a verdade é que, entretanto, o PS, no governo e na Assembleia da República, tudo tem é feito para fugir a essa recriação de Freguesias. Ou seja, o PS, quanto mais promete também nesta matéria, tanto mais falha na concretização dessa promessa!
Vila Franca da Beira, se puder…se a deixarem, voltará a ser Freguesia autónoma.
De nossa parte, vontade não nos falta porque sabemos que voltará a valer a pena termos a nossa Freguesia de Vila Franca da Beira autónoma e muito responsável !
Viva a Freguesia de Vila Franca da Beira autónoma ! Viva !
23 de Maio de 2021
João Dinis, Jano
(Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira durante 12 anos seguidos)
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc

