O Serviço de Protecção da Natureza da Guarda Civil espanhola encontra-se desde este domingo a realizar uma operação de busca de um animal, que foi avistado no troço do rio Douro, entre Simancas e Tordesilhas. Inicialmente, os especialistas disseram tratar-se de um crocodilo do Nilo, uma espécie considerada “muito agressiva e perigosa”. Mas esta segunda-feira os indícios que eram atribuídos a um crocodilo podem pertencer afinal a uma lontra, revela a imprensa espanhola.
Um dos especialistas confirmou aos meios de comunicação social que, até ao momento, não foram encontrados vestígios daquilo que poderia ser o ninho do crocodilo. O mesmo investigador sublinhou que é precoce que especular sobre o aspecto do animal, até porque não há qualquer certeza que esteja realmente no rio. O animal foi avistado por três pessoas diferentes entre sexta-feira e sábado na zona de Pesquerela, perto de Valladolid.
“É muito fácil confundir uma lontra com esse réptil”, diz o especialista Francisco Javier García. “A lontra move-se pela água com um movimento ondulado, com os olhos e o nariz de fora. Se estivermos sugestionados para isso veremos um crocodilo como aconteceu no pântano de Valmayor em 2003”. Também ali foram alegadamente avistados crocodilos, mas as autoridades acabaram por desistir das buscas sem nunca terem encontrado nenhum réptil.
Apesar disso, as buscas continuam na região da confluência entre os rios Pisuerga e Douro em busca do crocodilo do Nilo. Estão envolvidos nas operações de busca mais de uma dezena de elementos das autoridades, não só para procurar o animal mas também para impedir que os habitantes acedam à zona ribeirinha.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
