Home - Últimas - Pedrogão Grande pode seguir o caminho de Penacova e abandonar APIN
Mistério do consumo de mais de 1300 litros de água por dia em casa desabitada em Andorinha continua e proprietários ainda não sabem se vão ter ou não de pagar

Pedrogão Grande pode seguir o caminho de Penacova e abandonar APIN

A Assembleia Municipal de Pedrógão Grande, que se reúne terça-feira, vai votar uma proposta para o concelho sair da Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN), acompanhando o município de Penacova.A proposta é apresentada pela bancada do PSD, partido que colocou, em 2013, o actual presidente, Valdemar Alves, na liderança do concelho, um autarca que em 2017 se transferiu para o PS.

Os autarcas social-democratas preconizam “imediata resolução do contrato de gestão delegada” outorgado entre o Município de Pedrógão Grande e a APIN (Ansião, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penela e Vila Nova de Poiares). Sucessora de uma dezena de municípios na distribuição de água ao domicílio, fornecimento de saneamento de águas residuais e gestão do lixo, a APIN e Penacova são protagonistas de uma demanda devido à saída do concelho da Empresa Intermunicipal.

A Câmara penacovense – cujo timoneiro, Humberto Oliveira (economista), presidiu à APIN – invoca um parecer jurídico, da autoria de Paulo Veiga e Moura, para declinar indemnizar a Empresa Intermunicipal, respondendo esta com a cláusula 28ª. do contrato de gestão delegada.

LEIA TAMBÉM

Vereador do PS assegura maioria ao PSD na Câmara de Nelas e concelhia retira-lhe confiança política

O presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, alcançou um entendimento com o vereador …

CM de Tondela aprova mais de 277 mil euros em apoios a entidades do concelho

A CM de Tondela aprovou, na reunião de 10 de Fevereiro, mais de 277 mil …