A passagem da fronteira de Caia (Elvas) e Badajoz contou com a presença do Rei Filipe VI e do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. A fronteira de Fuentes de Oñoro e Vilar Formoso a reabertura foi encenada a meio da manhã com autarcas e forças de segurança de ambos os países depois de ter sido aberta desde a meia-noite. Mas num local mais “modesto” como é o ponto de fronteira entre Vale da Mula e Aldeia do Bispo a reabertura, longe das autoridades e das câmaras dos media, ficou esquecida.
Especificamente, só às 11h30 da manhã é que os trabalhadores portugueses chegaram ao local para remover, utilizando um par de camiões, as vedações e blocos de betão colocados no meio da estrada para impedir o trânsito de pessoas e veículos de um lado para o outro da fronteira naquele ponto. O caso acabou por ser noticia e motivo de chacota na imprensa espanhola.
O facto de a reabertura ter sido adiada para meados da manhã foi um grave inconveniente para os condutores que ali se deslocaram nas primeiras horas do dia pensando que já estaria aberta, pois tiveram de dar meia volta e conduzir mais alguns quilómetros até ao posto fronteiriço de Fuentes de Oñoro, uma vez que também não sabiam quando é que a reabertura iria ter lugar ali. O desbloqueio da estrada entre a Aldeia do Bispo e Vale da Mula foi supervisionado por agentes da Guarda Nacional Republicana.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
