Cerca de 200 activistas encontram-se, esta terça-feira à tarde, à porta de um canil ilegal em Canedo, Santa Maria da Feira, depois de uma mobilização nas redes sociais, e tentou forçar a entrada no espaço, apesar de um activista que visitou o canil ter garantido que os animais estão a ser bem tratados. O mesmo foi garantido por um vereador municipal. O grupo, porém, não acredita nesta informação e insiste em invadir a propriedade.
Depois do resgate de vários animais no canil ilegal na Serra da Agrela, em Santo Tirso, os amigos dos animais viraram-se, esta tarde, para outro canil ilegal existente, há vários anos, em Santa Maria da Feira. De tal maneira que, ao início da tarde, proprietária do terreno e fundadora do abrigo, Berta Brazão, alertou a GNR para a mobilização de activistas para um protesto em frente ao espaço, com medo que fosse tentada uma invasão. Pouco depois, uma carrinha em que seguia com animais ficou danificada e seis cães foram levados pelo grupo que se concentrou à porta do abrigo. “Eram cães que levava para os donos. Estas são pessoas que querem protagonismo e não o bem-estar dos animais. Fui agredida”, acusou Berta Brazão. Um contingente da elementos da GNR passou a vigiar o local.
O vereador municipal da CM Santa Maria da Feira, Vítor Marques, revelou que visitou as instalações e que os animais estão bem tratados. Reconheceu que no passado houve registo de maus-tratos, mas não neste momento. “Já vi espaços melhores, mas também já vi espaços muito piores do que este. Os animais não estão a ser vítimas de maus-tratos”, reiterou o vereador. Um elemento da associação de protecção animal APADO Ovar, Emanuel Malta, visitou também o recinto e reiterou a informação de que tudo estaria bem dentro do abrigo.
Mas nada disto acalmou os manifestantes. E um grupo tentou forçar a entrada e foi travado pelos militares da GNR presentes no local. O veterinário municipal está a fazer uma inspecção ao espaço.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
