A perna direita do sapador florestal Eduardo Ferrão, de 50 anos, foi amputada no Hospital de Viseu, onde permanece internado, depois de um acidente, no sábado, com uma rebarbadora, quando estava a cortar a última placa em madeira, numa obra em Celorico da Beira. O INEM foi chamado e a vítima foi levada para o Hospital da Guarda, a cerca de 30 quilómetros, mas onde não existe o serviço de Cirurgia Vascular. O médico da VMER, segundo o Correio da Manhã, tinha avisado o CODU que este hospital, apesar de ficar mais perto, estava sem ortopedista.
Na Guarda, o homem foi estabilizado e depois, ainda com a rebarbadora presa à perna, foi transportado, durante mais 80 quilómetros até Viseu, que fica a cerca de 40 minutos de Celorico da Beira. “Perdeu cerca de 50% do sangue, o cenário era de terror”, relata Carlos Almeida, comandante dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira.
.
A vítima foi, num primeiro momento, transportado para o Hospital da Guarda, que, alegadamente, não dispõe das valências para tratar uma vítima em estado tão grave. O INEM diz que “a viagem foi aconselhada pelo médico da VMER, em articulação com o médico do CODU”, mas os bombeiros, segundo o Corrreio da Manhã, relatam uma história diferente.
“Por mais de uma vez o médico da VMER aconselhou a ida para Viseu – que fica a cerca de 40 minutos de Celorico da Beira –, mas tal não aconteceu. “Ninguém sabe se o desfecho poderia ter sido outro”, refere Carlos Almeida. O ministro da Saúde já disse que o caso deve ser investigado.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
