A construção do novo Centro de Saúde e Serviço de Urgência Básica (SUB) de Arganil, no interior do distrito de Coimbra, está novamente a concurso, agora com um valor base de sete milhões de euros. O aviso do procedimento foi publicado hoje em Diário da República, fixando o dia 27 de Abril como prazo limite para a entrega das propostas.
O primeiro concurso público, lançado em Fevereiro com um preço base de 5,3 milhões de euros, ficou deserto, o que obrigou à revisão dos valores da empreitada, explicou hoje à agência Lusa o Presidente da Câmara, Luís Paulo Costa.
O futuro edifício, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), terá um prazo de execução de 540 dias e substituirá as actuais instalações. O autarca reconheceu que os prazos do PRR para a conclusão dos trabalhos, fixados para 30 de Junho de 2026, são apertados, mas manifestou confiança: “Acredito que vai ser possível concluir a empreitada dentro do limite.”
Luís Paulo Costa salientou que a principal dificuldade reside na capacidade do mercado para responder ao concurso, sublinhando que “essa é a questão crítica”.
As novas instalações vão localizar-se numa zona mais acessível, à entrada de Arganil, junto à Capela de São Pedro, em terreno adquirido pelo Município, onde anteriormente funcionou uma fábrica de resina.
O Centro de Saúde de Arganil presta assistência a 12.191 utentes e integra a Rede Nacional de Emergência e Urgência. A sua SUB tem uma ampla abrangência territorial, servindo maioritariamente os concelhos de Arganil, Oliveira do Hospital, Tábua, Góis e parte dos de Pampilhosa da Serra e de Penacova, todos no distrito de Coimbra.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc