Home - Últimas - Arganil vai construir 29 novos apartamentos a custos acessíveis até 2026

Arganil vai construir 29 novos apartamentos a custos acessíveis até 2026

O Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, anunciou esta sexta-feira, 14 de Fevereiro, a assinatura do auto de consignação para a construção de 29 apartamentos na Avenida da Nossa Senhora do Mont’Alto, em Arganil, no âmbito do Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis. A empreitada, com início previsto para breve e conclusão para Junho de 2026, representa um investimento superior a 4,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O projecto contempla a construção de três edifícios de habitação colectiva, com três pisos acima do nível do solo e uma cave comum destinada a estacionamento. As 29 fracções habitacionais terão tipologias T0, T1, T2 e T3 e serão direccionadas ao arrendamento a preços acessíveis, visando famílias que enfrentam dificuldades no acesso à habitação devido à incompatibilidade entre os seus rendimentos e os valores de mercado.

Luís Paulo Costa sublinhou que a criação deste Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis surge como resposta à escassez de oferta habitacional, que tem pressionado os preços, dificultando o acesso à habitação. “Este projecto é fundamental para dar resposta a uma crescente necessidade de habitação acessível, especialmente para os nossos jovens, permitindo-lhes estabelecer-se no concelho com qualidade de vida”, afirmou o autarca.

Além de garantir habitação a preços acessíveis, o projecto integra soluções de eficiência energética, promovendo o isolamento térmico e acústico, o que contribuirá para a redução do consumo energético e para a sustentabilidade ambiental. As acessibilidades também foram melhoradas, assegurando condições adequadas para residentes com mobilidade reduzida.

Este parque habitacional representa uma oportunidade única para colmatar a carência de habitação acessível no município e apoiar famílias com rendimentos médios que, de outra forma, não encontrariam soluções no mercado tradicional.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …