Interrupções, consumo elevado e manutenção na ETA de Fagilde desequilibraram o sistema. Bombeiros estão a assegurar abastecimento com recurso a 12 viaturas. Município de Nelas apela a uso moderado da água.
Os trabalhos de abastecimento de água ao reservatório e aos depósitos do município de Nelas, iniciados na passada quinta-feira e reforçados durante o fim-de-semana, vão manter-se nos próximos dias, anunciou esta segunda-feira a autarquia. O objectivo é garantir redundância no fornecimento a partir da barragem de Fagilde, única fonte de captação de água do concelho.
Apesar de a barragem ter reservas, a Estação de Tratamento de Água (ETA) apenas consegue tratar cerca de 26.500 metros cúbicos por dia, sendo que o concelho de Nelas, pelas quotas estabelecidas, deveria receber em média 4100 metros cúbicos diários.
A forte subida do consumo nas últimas semanas provocou um desequilíbrio no sistema de abastecimento, agravado por duas operações de manutenção e higienização na ETA, realizadas num intervalo de apenas três dias. Cada uma destas intervenções implicou uma interrupção de sete horas, das 6h00 às 13h00, além do tempo adicional necessário para reiniciar o sistema. Segundo o Município, o fornecimento foi comprometido e os consumos continuaram a subir.
Com a activação do Plano de Contingência e do Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil, foi possível mobilizar apoios externos, em articulação com várias corporações de bombeiros, o que permitiu restabelecer gradualmente a normalidade da distribuição de água no concelho.
O reforço do abastecimento vai manter-se, pelo menos, até à próxima quinta-feira, agora com recurso a serviços contratualizados com os Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, Nelas, Tondela, Seia, Oliveira do Hospital, Lagares da Beira e Cabanas de Viriato. As 12 viaturas envolvidas garantem uma capacidade diária de adução de cerca de 1250 metros cúbicos.
Está ainda em avaliação uma nova interrupção do abastecimento, programada pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Viseu para o próximo dia 7 de Julho, segunda-feira, das 6h00 às 13h00. Apesar dos esforços do município de Nelas, foi comunicado que, por motivos técnicos, não será possível evitar a paragem. A autarquia aguarda novo esclarecimento. Caso se confirme, a interrupção obrigará a novo processo de retoma do abastecimento, com percurso desde Viseu até Mangualde e, depois, de Mangualde até Nelas.
O município de Nelas sublinha que “não tem qualquer pagamento ou situação por regularizar com os restantes municípios ou com o sistema da ETA de Fagilde” e deixa uma palavra de agradecimento à “resposta célere dos bombeiros voluntários envolvidos”, bem como às entidades gestoras Águas Públicas da Serra da Estrela e Águas do Planalto.
A autarquia, em comunicado, lamenta os constrangimentos causados e renova o apelo à população para uma utilização moderada e consciente da água disponível.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
