Temperaturas máximas podem chegar aos 44 graus em Beja; Governo prolonga situação de alerta até quarta-feira por risco de incêndio
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até quinta-feira, 14 de Agosto, o aviso laranja, o segundo mais grave, em seis distritos do interior, incluindo a Guarda, devido ao calor intenso. O Governo decidiu igualmente manter até quarta-feira, 13 de Agosto, a situação de alerta no território continental por risco de incêndio florestal.
Segundo o IPMA, os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja permanecem sob aviso laranja até às 18h00 de quinta-feira. Nos distritos de Vila Real, Viseu, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro, o aviso laranja desce para amarelo às 18h00 desta terça-feira.
As regiões montanhosas da Madeira estão também sob aviso laranja, até às 18h00 de quarta-feira, devido à “persistência de valores muito elevados da temperatura”. Em aviso amarelo permanecem, até quinta-feira, os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, enquanto Aveiro, Coimbra e Leiria ficam nesse patamar até às 18h00 desta terça-feira. A costa Sul da Madeira mantém igualmente aviso amarelo até quarta-feira.
O Executivo justificou a renovação da situação de alerta com a persistência de temperaturas elevadas em todo o país e com a necessidade de reduzir o número de ignições através de proibições temporárias. Entre as medidas em vigor estão a interdição de acesso, circulação e permanência no interior de espaços florestais, a proibição de queimas e queimadas e a suspensão de autorizações previamente emitidas. Também não são permitidos trabalhos rurais com maquinaria, nem o uso de fogo-de-artifício e outros artefactos pirotécnicos.
A previsão meteorológica para esta terça-feira aponta para céu pouco nublado, poeiras em suspensão e possibilidade de aguaceiros e trovoadas, sobretudo no interior. Está prevista uma ligeira subida das temperaturas mínima e máxima no litoral Norte e Centro. As mínimas deverão variar entre 16 graus Celsius, em Leiria e Viana do Castelo, e 29 graus, em Portalegre, enquanto as máximas deverão oscilar entre 27 graus, em Viana do Castelo, e 44 graus, em Beja.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc