Candidatos da CDU por Coimbra defendem na Lousã gestão comunitária dos baldios

A CDU considera a gestão comunitária de baldios deve ser protegida e promovida. Foi essa a mensagem que uma delegação de candidatos da CDU por Coimbra, incluindo Manuel Rocha, Paulo Coelho, Laura Tarrafa, Francelina Cruz e Daniel Nunes deixou numa reunião com a Direcção e trabalhadores dos Baldios dos Lugares da Extinta Freguesia de Vilarinho, na Lousã.

Os candidatos deram como exemplo que da intervenção dos deputados eleitos pelo PCP e pelo PEV resultou a reversão, em 2017, daquilo que classificam como “a Lei roubo dos Baldios, protagonizada pelo Governo de PSD e CDS, que colocava em cima da mesa a possibilidade de privatização de terrenos baldios. Foi a CDU a força decisiva na reposição dos direitos dos Compartes”.

“Os desafios de hoje, na floresta e no Mundo Rural, redobram a importância desta forma de gestão e da proximidade das populações à terra. Mas é preciso também avançar com a criação de novas equipas de sapadores e uma real valorização destes profissionais (carreiras e salários), no reforço e funcionalidade de instituições como o ICNF (para dar resposta às necessidades) e na produção florestal e agrícola, com base nos usos e costumes dos povos”, pode-se ler num comunicado da CDU.

LEIA TAMBÉM

Doçaria conventual de todo o país reúne-se em Lorvão

Cerca de duas dezenas de produtores de doces tradicionais, de Norte a Sul do país, …

ACERT vai ser distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade de Tondela

A Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) vai receber a Medalha de Ouro da …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.