Durante a cerimónia de abertura da 46.ª edição da Feira do Queijo de Celorico da Beira, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Ascensão, fez um balanço positivo da evolução financeira do município, sublinhando a importância deste crescimento para a realização de projectos e actividades no concelho. “Há oito anos, quando tomámos posse, tínhamos um orçamento de dez milhões de euros e uma dívida de 20 milhões. Hoje, temos um orçamento de 23 milhões de euros e uma dívida abaixo dos nove milhões”, destacou.
O autarca fez também uma reflexão sobre o seu mandato, afirmando que “o ciclo político nas autarquias completa-se ao fim de 12 anos”. “Estamos a terminar o segundo mandato, e se o povo assim o entender, vamos completar o nosso ciclo com um novo mandato de mais quatro anos.” Ascensão defendeu que “cada mandato devia ser de seis anos e a recandidatura limitada a dois mandatos”, para garantir uma maior estabilidade e responsabilidade na gestão.
Sobre a Feira do Queijo, o Presidente sublinhou o “crescimento exponencial, mas sustentado” do evento nos últimos anos e afirmou que está a atingir uma dimensão adequada à realidade de Celorico da Beira. “Penso que, se calhar, temos a dimensão adequada para a nossa realidade. É importante consolidar o que se fez”, disse, anunciando ainda que o município está a trabalhar na reconversão de espaços para dar apoio ao mercado e a diversas actividades. “Em breve, porque já temos um projecto, o espaço que era destinado ao leilão do gado vai ser reconvertido para dar apoio aqui ao mercado e para diversas actividades. Além disso, o edifício onde funcionava antigamente o liceu, também aqui perto, vai ser reconvertido, servindo para uma série de funções”, frisou.
Salientando que a falta de população é um dos grandes desafios dos territórios do interior, Carlos Ascensão assegurou que o seu executivo tem trabalhado no sentido de atrair empresas e criar postos de trabalho no concelho. “Na Zona Industrial da A25 vão-se instalar empresas, criar postos de trabalho, atraindo pessoas. Também, nesse aspecto, temos desenvolvido um trabalho intenso e que em breve irá dar os seus resultados”, concluiu.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
