O Carnaval de Lagares da Beira 2023 arranca no dia 20, com o tradicional “Baile do Chapéu”, enquanto que a terça-feira fica reservada para o corso com 14 carros alegóricos e 300 figurantes que prometem animar as ruas daquela localidade do concelho de Oliveira do Hospital. As tradicionais “Deixas” encerram os festejos na quarta-feira.
A Comissão do Carnaval de Lagares da Beira 2023, representada por José Pinto, entregou esta tarde, uma simbólica lembrança ao presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo. A camisola alusiva àquele que é um dos carnavais com mais história na Beira Serra contém uma mensagem que faz referência às tradicionais “Deixas”, momento incontornável do Carnaval daquela vila.
Segundo relatos de alguns habitantes de Lagares da Beira, as tradicionais Deixas remontam à década de 1970 do século XX, altura em que o Carnaval lagarense passou a ter o formato que hoje conhecemos, com desfile de carros alegóricos sobre os mais variados temas , da etnografia local e regional à sátira e crítica política. As “Deixas”, por seu lado, constituem-se por quadras que vão sendo recolhidas ao longo do ano, sobre acontecimentos ocorridos na vila de Lagares da Beira (públicos ou particulares, do conhecimento geral ou somente de vizinhos, de um bairro ou de uma rua), e que na quarta feira de cinzas são lidas em voz alta para a população presente, em linguagem irónica e, não raras vezes, obscena. Ao mesmo tempo que as Deixas são lidas, o Entrudo jaz num “caixão” improvisado, rodeado por velas e pelas “viúvas” que o “choram” a toda a hora.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc