Quase seis dezenas de equipas vão disputar, este sábado e domingo, o Rally D. Carlos I, prova de regularidade histórica que passa, entre outros, pelos emblemáticos troços da Lousã, Góis e Arganil. As estradas dstes concelhos vão receber um pelotão de 59 equipas, aos comandos de automóveis construídos a partir da década de 1950, num percurso com cerca de 300 quilómetros de extensão.
Desportivamente, o desafio consiste em 15 Sectores de Classificação (de Regularidade Absoluta, Regularidade por Sectores e Regularidade à Figura), divididos por duas etapas. Os concorrentes concentram-se no próximo sábado de manhã, na vila da Lousã, com a partida do primeiro concorrente agendada para as 14h00. O cenário da Barragem da Aguieira marca o final da primeira etapa, a partir das 17h30 de sábado, com os concorrentes a pernoitarem no Hotel Montebelo Aguieira.
No domingo de manhã, disputa-se a derradeira etapa, com partida da Barragem da Aguieira, às 10h00, e chegada a Arganil, a partir das 13h30. Além da vertente competitiva, o Rally D. Carlos I é também uma oportunidade de descoberta do território nacional, em algumas das mais cénicas estradas da região e com máquinas que fizeram história em Portugal e não só.
O carro mais antigo em prova é um Jaguar XK 150 de 1958, que encabeça um pelotão muito diverso, onde também estão futuros-clássicos como o carro mais recente do evento, um Porsche 911 de 2000. Na estrada também estarão modelos históricos da MG, Lancia, Alfa Romeo, Mini, Fiat, BMW, Austin, Triumph, Volkswagen, Peugeot e Volvo, entre outras.
O Rally D. Carlos I é a derradeira prova da ACP Clássicos Cup e marca, também, o final da época de eventos organizados pelo ACP Clássicos.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
