A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) lançou esta terça-feira o Concurso Regional das Hortas Escolares, Super Horta Escolar, dirigido a escolas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico que já tenham hortas escolares instaladas e em manutenção no presente ano lectivo.
De acordo com a CCDR Centro, esta iniciativa, promovida em colaboração com a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, pretende valorizar as hortas escolares como ferramenta pedagógica na aprendizagem sobre alimentação, natureza, biodiversidade e clima. Sob o lema Cultivar com amor, colher com sabor, o concurso reconhece esta experiência educativa e incentiva a sua continuidade, promovendo a sensibilização para a sustentabilidade e para a alimentação saudável.
A presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, afirma que esta primeira edição visa “incentivar as crianças, os educadores e os professores a descobrirem o valor da terra, da biodiversidade e da alimentação saudável”. Sublinha ainda que “as hortas escolares são muito mais do que espaços de cultivo, são salas de aula a céu aberto, onde se aprende sobre sustentabilidade, cooperação e respeito pela natureza”.
O concurso prevê a atribuição de prémios em três categorias. A distinção de Horta Mais Sustentável será entregue à escola que adopte práticas ecológicas, como compostagem, reutilização de materiais e cultivo de espécies autóctones. A Horta com Maior Envolvimento da Comunidade premiará a escola que incentive a participação activa de alunos, professores, pais e da comunidade local. Já a Horta Mais Diversificada reconhecerá a escola que apresentar maior variedade de culturas e um aproveitamento eficiente do espaço e da produção.
As candidaturas decorrem até 30 de Abril, podendo as escolas interessadas submeter os seus projectos dentro do prazo estipulado.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
