Autárquicas 2025. O imóvel, que acolheu a escola primária entre 1935 e 2010, é alvo de disputa entre a Câmara Municipal e a CDU, que defende uma solução cultural em alternativa ao projecto de habitação social.
A CDU quer transformar o antigo edifício escolar de Vila Franca da Beira e Aldeia Formosa num “Centro de Celebração do Pastoreio e do Queijo da Serra Tradicionais”. A proposta, apresentada pelo cabeça de lista da coligação na freguesia, João Dinis, pretende valorizar a importância histórica e actual das actividades ligadas ao pastoreio e à produção de queijo da Serra da Estrela.
A Câmara Municipal tem, no entanto, em candidatura um projecto que prevê a reconversão do imóvel em habitação de tipo social. Esta solução, segundo uma nota da CDU, tem sido contestada pela população, que organizou um abaixo-assinado entregue no executivo municipal, e é igualmente rejeitada pela coligação.
O edifício em causa, considerado emblemático para a freguesia, funcionou como escola primária entre 1935 e 2010, ano em que foi desactivado. O futuro do imóvel tornou-se, entretanto, um dos pontos centrais do debate político local no âmbito das eleições autárquicas deste ano.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc