O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro deu, hoje, como certa a vinda de dois médicos colombianos para Oliveira do Hospital.
Com chegada prevista para “as próximas semanas”, os dois clínicos refletem a aposta da ARS em “dotar o concelho de médicos em número suficiente para a prestação de cuidados de saúde à população”.
De acordo com João Pedro Pimentel, a estadia dos médicos colombianos em Oliveira do Hospital vai ter a duração de três anos, altura em que está prevista a entrada de um conjunto significativo de médicos especialistas, em medicina geral e familiar, no Serviço Nacional de Saúde.
“Estamos com o maior número de jovens médicos a tirar especialidade em medicina geral e familiar”, informou o presidente da ARS Centro, adiantando que é esperada a entrada de 140 novos médicos.
João Pedro Pimentel lembrou que 2011 é “um ano muito difícil”, por isso apelou à compreensão dos autarcas e população em geral para o problema da escassez de recursos humanos, decorrente da aposentação de “um conjunto importante de médicos”.
O responsável assegura que o problema vai ficar sanado com a entrada de novos clínicos e chega a considerar que em “2013 e 2014 vão terminar as aflições por falta de médicos”.
Pese embora os sacrifícios de contenção exigidos aos portugueses, Pimentel assegura que o Serviço Nacional de Saúde “é o maior fator de coesão social que o nosso país tem”. “Mesmo em tempo de crise, o SNS tem respondido bem às necessidades da população”, frisou, alertando para a necessidade de o mesmo continuar a ser preservado.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
