Segundo Sérgio Costa (Movimento pela Guarda), os procedimentos no valor de 1,5 milhões de euros, a realizar no âmbito de um protocolo estabelecido pela autarquia com a Agência Portuguesa do Ambiente e o Fundo Ambiental, vão financiar intervenções nas bacias dos rios Zêzere e Mondego, que foram danificadas pelos fogos que atingiram a serra da Estrela.
As intervenções vão ser realizadas na zona sul do concelho, na área do rio Zêzere, nas freguesias de Valhelhas, Famalicão da Serra e Gonçalo, e no curso do rio Mondego, concretamente nas freguesias de Videmonte, Aldeia Viçosa, Porto da Carne e Vila Cortez do Mondego, que foram “grandemente afectadas” pelos incêndios do ano passado.
O autarca explicou que as obras vão contemplar “largas dezenas de quilómetros” de linhas de água principais e secundárias das bacias dos rios Mondego e Zêzere. As intervenções abrangem trabalhos relacionados com limpezas de margens e de linhas de água, de galerias ripícolas, reconstrução de açudes e de margens, entre outras.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
