O município de Oliveira do Hospital manifestou hoje disponibilidade para acolher os refugiados da Ucrânia, após a invasão militar da Rússia. “Perante os apelos de instituições internacionais não podemos ficar insensíveis e temos o dever de ser solidários para com o povo ucraniano, que vive actualmente um dos momentos mais tristes da sua história”, adiantou o presidente da CM de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo. O empresário oliveirense Nuno Tavares Pereira também já manifestou junto da embaixada do país liderado por Volodymyr Zelensky a sua disponibilidade para acolher refugiados.
“Entrei em contacto com a embaixada na sexta-feira para manifestar a nossa vontade de acolher 15 ucranianos. Temos a capacidade de lhes fornecer habitação e alimentação. Também podemos, se assim o entenderem, assegurar trabalho para se fixarem por aqui”, explicou o empresário. “Neste momento temos de ser solidários e, depois de ver as notícias, senti que tinha de fazer algo e poderá haver refugiados que se queiram juntar a familiares que já vivem nesta região”, conclui Nuno Tavares Pereira, condenando esta invasão russa do território ucraniano.
Já o autarca referiu que o município está em condições de “proporcionar uma oportunidade de vida a cidadãos ucranianos que queiram viver num lugar seguro”. José Francisco Rolo, que “condena veementemente a acção militar da Rússia na Ucrânia”, afirmou ainda que o município vai comunicar de imediato ao Governo e à Embaixada da Ucrânia em Portugal o programa de acolhimento que está a ser preparado, com vista a colaborar activamente na ajuda humanitária ao povo ucraniano, através do envio de bens considerados essenciais.
A câmara informa ainda que também vai “abrir as suas portas” aos cidadãos ucranianos residentes em Oliveira do Hospital, que tenham familiares na Ucrânia e que possam necessitar de ajuda. “Somos um povo solidário, que gosta de ajudar os cidadãos nos momentos de maior dificuldade e, dentro das nossas possibilidades, tudo faremos para dar um contributo na ajuda a um povo que vive momentos de grande sofrimento, em consequência da atrocidade de uma guerra que nos causa grande indignação”, refere o autarca.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
