Segundo alguma Comunicação Social de hoje (28 de Outubro de 2021), chegou finalmente ao fim o leilão das novas frequências ditas G5 (quinta geração) para as telecomunicações modernas, processo de licitação que atingiu um encaixe de quase 567 milhões de euros para o Estado, um valor que é considerado bastante bom.
Ora, como é sabido e consta em decisões – deste ano – do Ministério das Infraestruturas e do Governo, essas verbas também vão pagar a continuação do “nosso” IC 6 até dentro do concelho de Seia. Ou seja, podemos dizer que – finalmente! – se veem milhões “ao fundo do túnel” para fazer avançar o IC 6 (e outras estradas)!
Portanto, e a começar pelas Autarquias envolvidas, mas também pela População, há que manter os olhos e os ouvidos bem focados nessa condição e não a deixar esquecer aos (próximos) governantes.
Entretanto, espera-se que os leilões realizados não venham a ser impugnados outra vez para o processo ser revertido nos Tribunais.
Apesar de já ser previsível mais algum atraso – eleições antecipadas para a Assembleia da República – na definição do próximo Orçamento do Estado para 2022, podemos apontar, desde já, para a definição desta matéria Orçamental até ao terceiro trimestre de 2022. E para o próximo governo fazer avançar o IC6 até ao final de 2022. Portanto, antes do prazo anunciado para esse efeito.
Sim, é preciso – Autarquias e Autarcas não se deixem dormir! – colocar essa reclamação ao próximo Governo e desde o primeiro dia do seu exercício ! Afinal, os leilões das novas frequências G 5 para as telecomunicações renderam (dizem-nos) mais do dobro daquilo que eram as expectativas…
Sim, há dinheiro para fazer avançar o “nosso” IC 6! “Injecte-se” vontade política no próximo Governo para o efeito! Vamos a isso!
Autor: João Dinis, Jano
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
